Vigília ecuménica assinala 20 anos de «proximidade» entre comunidades cristãs do Algarve

A Diocese do Algarve encerra esta sexta-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com uma vigília ecuménica na […]

A Diocese do Algarve encerra esta sexta-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com uma vigília ecuménica na Sé de Faro, iniciativa que há 20 anos reúne católicos, anglicanos, ortodoxos, greco-católicos e luteranos.

A vigília de oração do próximo dia 25 de janeiro, ponto alto da Semana, deverá contar com a presença de representantes da Igreja Anglicana, de origem inglesa, através da capelania de São Vicente, da Igreja Luterana, com raiz alemã, da Igreja Ortodoxa romena e russa e dos cristãos greco-católicos de rito bizantino.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA, na Antena 1, o padre Joaquim Nunes, responsável pela Comissão do Ecumenismo da Igreja Católica algarvia, destaca um evento que permite reforçar a relação de “proximidade” que existe entre as várias confissões religiosas de matriz cristã.

“A participação tem sido sempre fraterna, jubilosa, não é apenas presencial mas também tem a ver com a motivação das próprias comunidades”, sublinha o sacerdote.

Com o tema “O que Deus exige de nós?”, o oitavário de oração que se iniciou no dia 18 em todas as dioceses do país foi preparado este ano pelo Movimento dos Estudantes Cristãos da Índia.

Além da vigília, os laços entre as igrejas cristãs algarvias concretizam-se ao longo do ano através da “utilização das igrejas para as celebrações próprias de cada confissão religiosa”, na “proximidade das línguas, pela utilização do alemão e do inglês, além do português” e num projeto comum de leitura da bíblia, adianta o padre Joaquim Nunes.

As paróquias da Luz, em Lagos, da Palhagueira e Santa Bárbara de Nexe, em Faro, são exemplos de comunidades onde efetivamente o ecumenismo está a ser praticado e reforçado.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Portugal vai culminar na sexta-feira com uma celebração ecuménica na igreja de São José, em Coimbra às 21h00, com a participação de D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, responsável pelo setor do ecumenismo, e D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, esperando-se a presença de fiéis e ministros de outras Igrejas cristãs.

O Oitavário esteve recentemente no centro de uma nova mensagem do Papa aos seus cerca de 2,5 milhões de seguidores na rede social Twitter, agora com nove línguas, após a introdução do latim:

“Que nos pede o Senhor para fazer pela unidade dos cristãos? Rezar com constância, praticar a justiça, amar a bondade e caminhar com Ele”, assinala o texto, na sua versão portuguesa.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

Comentários

pub