Universidade acolhe Encontro para dar a conhecer desenvolvimentos do projeto HARVEST no Algarve

Dar a conhecer aos parceiros do projeto os avanços a nível local do «HARVEST Atlantic – Harnessing All Resources Valuable […]

Dar a conhecer aos parceiros do projeto os avanços a nível local do «HARVEST Atlantic – Harnessing All Resources Valuable to Economies of Seaside Territories on the Atlantic», que no Algarve está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, é o principal objetivo de um encontro que vai decorrer na Faculdade de Economia da UAlg a 17 e 18 de janeiro.

O projeto, cujo coordenador é o reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro pretende identificar soluções sustentáveis baseadas na inovação, diversificação e marketing no domínio da economia do mar. Numa perspetiva mais global, o «HARVEST Atlantic», visa melhorar a situação socioeconómica dos territórios do Atlântico europeu.

No encontro, será divulgado o que está a ser feito no Algarve a nível de boas práticas e inovação, através de uma visita técnica, além de se lançar a discussão sobre as próximas fases do projeto.

Na sequência de outras iniciativas sobre o mesmo tema, João Guerreiro, que é investigador do CIEO, considerou que «existem vários aspetos no domínio da economia do mar que têm uma expressão forte no Algarve» e que «as relações internacionais que advêm das redes europeias representam uma mais-valia para o desenvolvimento da região».

Segundo uma nota de imprensa da UALG, para o responsável pelo projeto, a ligação entre entidades de investigação e empresas ligadas à economia do mar é fundamental porque «cada vez mais a investigação científica se faz baseada em parcerias que têm objetivos comuns».

João Guerreiro sugere que o envolvimento ativo da UAlg na economia do mar é um indicador do potencial da região neste domínio.

Numa primeira fase do trabalho de investigação será recolhida informação estatística e serão lançados mecanismos de produção de dados secundários nas diversas regiões envolvidas. Seguidamente realizar-se-ão entrevistas a atores-chave na economia do mar.

As análises comparativas das várias regiões participantes irão focar dimensões sectoriais específicas e potencialidades de desenvolvimento decorrentes da avaliação do capital humano existente. O HARVEST proporcionará, ainda, várias visitas técnicas entre os parceiros, para além de eventos locais de disseminação, como workshops e seminários.

O projeto HARVEST Atlantic, liderado pela Mancomunidad Municipios Sostenibles de Cantabria (Espanha), em parceria com diferentes entidades de Espanha, Irlanda, Reino Unido e Portugal, será desenvolvido entre 2012 e 2013 e é cofinanciado pelo programa de cooperação Europeia INTERREG Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

pub