Start-up na área da Digital Home Technology “inaugura” Incubadora de Empresas de Tavira

A LIVTC Portugal Lda, start-up na área de Digital Home Technology, cuja atividade teve início no Reino Unido, é a […]

A LIVTC Portugal Lda, start-up na área de Digital Home Technology, cuja atividade teve início no Reino Unido, é a primeira empresa a instalar-se na Incubadora de Empresas de Tavira.

Esta start-up funda este projeto com a garantia de ser uma mais-valia na massa crítica que se pretende incorporar no conceito e estrutura da incubadora de empresas.

Após uma proof of concept bem sucedida, a LIVTC Portugal escolheu Tavira e o Algarve para criar a sua sede em Portugal dedicada às área de investigação, desenvolvimento e produção de novos produtos, pretendendo através de Tavira conquistar a entrada em diversos mercados.

A LIVTC tem uma oferta inovadora na medida em que oferece soluções prontas a usar de hi-fi digital e som & imagem multi-sala.

Para Amélia Santos, sócia gestora da LIVTC, «o apoio da EMPET para o estabelecimento da empresa em Tavira foi muito importante. Estamos certos que a rede da incubadora nos permitirá expandir ainda mais a nossa rede de parcerias onde já se incluem diversas empresas Inglesas e Portuguesas na área de hi-fi e de casa digital tais como a Majik House, a Adventures in Hi-Fi ou a MyAudiophilestore».

«Tavira e o Algarve em geral oferecem uma excelente qualidade de vida e possuem boas ligações internacionais, fatores que foram determinantes na escolha do local para a nossa sede em Portugal», acrescentou Amélia Santos.

Este é o primeiro passado significativo dado pela empresa municipal EMPET– Parques Empresarias de Tavira para a materialização do seu plano de ação na concretização de um espaço de apoio às empresas que se pretendem estabelecer no concelho.

O projeto que a EMPET está a desenvolver para a constituição de uma incubadora de empresas, permitirá a capitalização e apoio necessário à solida criação de empresas que progressivamente venham a localizar a sua atividade numa área devidamente qualificada e infraestruturada.

Embora numa fase ainda embrionária de desenvolvimento do processo de instalação, é desde já objetivo agregar massa crítica determinante para o sucesso do projeto.

A EMPET afirmando reconhecer «que as entidades públicas devem estabelecer relações de colaboração recíproca com vista à satisfação do interesse público, designadamente, ao crescimento da economia e emprego do concelho, promove através do projeto “Ativar Tavira” o impulso necessário ao acolhimento de novas empresas através da Incubadora de Empresas de Tavira».

Para João Pedro Rodrigues, presidente da EMPET, «a instalação da LIVTC é um momento marcante no impulso que desejamos para a Incubadora de Empresas de Tavira e o facto de ser uma empresa da área tecnológica é significativo para a massa critica que queremos agregar, mas o programa da incubadora prevê empresas multissetores, com enfoque nas áreas da Economia do Mar, Agricultura e Agroindústria e Turismo».

Após a ligação entre o Município de Tavira e o New Jersey Institute of Technology, que promoveu uma relação privilegiada na adoção de um modelo de incubação e transferência de tecnologia de reconhecimento internacional e a estreita colaboração com a Algardata, para a definição do mapa de necessidades tecnológicas a ser implementadas, a EMPET e Tavira afirmam-se em condições de «oferecer os melhores recursos às empresas instaladas, dotando os polos de negócios das mais recentes tecnologias, promovendo uma maior capacidade competitividade capaz de dar resposta às exigências de mercado».

Comentários

pub