Rui Costa e Tiago Machado lideram armada lusa na Volta ao Algarve

Os dois ciclistas portugueses que integram o top 100 mundial, Rui Costa (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack-Leopard), são as estrelas […]

Os dois ciclistas portugueses que integram o top 100 mundial, Rui Costa (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack-Leopard), são as estrelas lusas no pelotão da 39.ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 14 e 17 de fevereiro.

Além destes dois, o pelotão da corrida contará com mais seis ciclistas nacionais que representam equipas forasteiras, do primeiro plano mundial.

Rui Costa, eleito Desportista Português de 2012, ano em que foi o décimo do Ranking WorldTour, e Tiago Machado, número 57 do Mundo em 2012 e décimo mundial após a primeira corrida de 2013, congregam as maiores esperanças nacionais para o triunfo na Volta ao Algarve, uma vez que já na edição transata estiveram ambos na discussão da camisola amarela até ao último dia.

A 39.ª Volta ao Algarve vai ser também a oportunidade para ver nas estradas nacionais outros dos emigrantes de luxo do ciclismo português.

O vencedor da Volta a Portugal de 2011, Ricardo Mestre, a correr na região de onde é natural, vai querer dar um brilho especial à nova camisola que agora enverga, a da Euskaltel-Euskadi.

Sérgio Paulinho e Bruno Pires, pela equipa da Saxo-Tinkoff, terão igualmente a oportunidade para procurarem um resultado individual de relevo.

O campeão nacional de fundo Manuel Cardoso (Caja Rural) é um dos homens a ter em conta no caso de as duas primeiras etapas se decidirem ao sprint, trazendo na equipa o trepador André Cardoso, que este ano já deu nota de estar em forma no Tour de San Luís, Argentina.

Nelson Oliveira será um dos apoios de Tiago Machado na RadioShack-Leopard e terá uma palavra a dizer no contrarrelógio do último dia.

Cândido Barbosa, diretor desportivo da Volta ao Algarve, afirma que “É um privilégio para a prova conseguir reunir os melhores ciclistas portugueses da atualidade. A Volta ao Algarve é um acontecimento pelas estrelas internacionais que consegue cativar, ano após ano, mas é também um dos raros momentos em que os portugueses podem
ver os melhores corredores lusos a competirem em território nacional. Esse foi um dos aspetos que mereceu a nossa especial atenção desde a primeira hora”.

Desde 2006 que nenhum ciclista luso vence uma etapa nem a geral individual da competição. Esta ausência de triunfos poderá ser quebrada em 2013, mas a concorrência forasteira é de peso e não facilitará a tarefa.

Estão entre os pré-inscritos nomes como Tony Martin, Mark Cavendish e Sylvain Chavanel (Omega Pharma-QuickStep), Thomas de Gendt e Lieuww Westra (Vacansoleil-DCM), Denis Menchov e Alexandr Klobnev (Katusha), Andreas Klöden (RadioShack-Leopard), Darwin Atapuma (Colombia), Steven Kruijswijk e Theo Bos (Blanco).

Comentários

pub