Rui Costa e David Rosa são os rostos da campanha “Pedalar em segurança é um direito”

A Federação Portuguesa de Ciclismo lançou hoje os primeiros materiais da campanha de sensibilização “Pedalar em segurança é um direito”, […]

A Federação Portuguesa de Ciclismo lançou hoje os primeiros materiais da campanha de sensibilização “Pedalar em segurança é um direito”, dois cartazes para difusão eletrónica, através das redes sociais, do correio electrónico e da nossa página oficial na Internet.

Os corredores Rui Costa e David Rosa são os rostos destes dois cartazes, transmitindo cada um deles uma mensagem, dirigida a todos os utilizadores da via pública.

O Desportista Português do Ano e número 10 do Ranking Mundial frisa que “o ciclista faz parte do tráfego. Conduza de forma responsável”.

Por seu lado, o primeiro ciclista a representar Portugal nos Jogos Olímpicos na vertente de BTT afirma: “A estrada é todos. Respeite e seja respeitado”.

Em ambos os cartazes está em destaque uma mensagem importante para todos os automobilistas, o apelo para que guardem a distância de segurança de 1,5 metros relativamente aos ciclistas quando ultrapassam um velocípede.

A campanha “Pedalar em segurança é um direito” terá novos desenvolvimentos nas próximas semanas, quando a Federação Portuguesa de Ciclismo lançar um folheto informativo e pedagógico, no qual serão indicados os comportamentos corretos para uma partilha da via pública responsável e respeitosa por parte de todos os seus utilizadores.

Além da campanha pública, a Federação Portuguesa de Ciclismo tem vindo a desenvolver contactos institucionais, com o Governo e com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no âmbito dos quais apresentou propostas de alteração ao Código da Estrada, no sentido de aumentar os direitos de quem usa a bicicleta.

 

Comentários

pub