Ruben Faria sobe ao 2º posto da geral e pode tornar-se primeira aposta da KTM no Dakar

Ruben Faria subiu este sábado ao segundo lugar na classificação geral da competição de Motos no Dakar’13, atrás do novo […]

Ruben Faria subiu este sábado ao segundo lugar na classificação geral da competição de Motos no Dakar’13, atrás do novo líder da prova David Casteu, e já está num dos lugares do “pódio”, como vinha ameaçando há alguns dias.

Na oitava etapa da prova, Ruben Faria até nem foi dos primeiros a chegar, mas os seus concorrentes mais diretos também não tiveram desempenhos melhores.

A exceção foi Cyril Despres, o chefe de fila da equipa KTM onde alinha o piloto algarvio, que ficou em 11º lugar na etapa e subiu ao 2º posto, lugar que perdeu após ter sido penalizado em 15 minutos por ter mudado o motor no final da etapa de sexta-feira.

Os problemas mecânicos que Despres tem sentido obrigaram-no a trocar de motor depois da etapa de ontem. Ainda assim, é quase certo que o piloto francês terá de trocar de novo o motor e juntar mais 15 minutos de penalização àquela que sofreu hoje, o que tornará quase impossível a sua vitória na prova. Esta situação abrirá uma janela de oportunidade ao seu “aguadeiro” algarvio de tentar lutar pelo primeiro lugar, tornando-se o primeiro piloto da equipa KTM.

Ruben Faria está na 2ª posição, a 11 minutos do líder, seguido por Chaleco Lopez. Cyril Despres está agora em quinto.

«Hoje estou um pouco mais tranquilo, pois o dia de ontem foi aos limites do stress! O nosso objetivo foi resolver o problema do Cyril e, como somos uma grande equipa, todos nós trabalhámos com esse objetivo e conseguimos», afirmou Ruben Faria.

A etapa de hoje correu melhor  a outros pilotos portugueses, com Bianchi Prata a ser o melhor piloto luso, nas motas, e a conseguir um excelente 4º lugar na etapa. Hélder Rodrigues não ficou muito atrás e garantiu  10ª posição no troço de hoje.

Apesar disso, Hélder Rodrigues caiu na classificação geral para o 14º posto, quando ao final do dia de ontem era 9º. Bianchi Prata ocupa agora a 91ª posição.

Este sábado disputou-se a 8ª etapa deste Dakar2013, entre Salta e Tucumán, com um total de 738 km. Estava previsto que os 491 km de especial cronometrada fossem divididos em duas secções, mas, devido às fortes chuvas que ocorreram durante a noite, a organização decidiu anular a primeira secção. Com esta alteração, a especial cronometrada de hoje teve apenas 150 km.

Amanhã toda a caravana do Dakar irá permanecer em Tucumán para o tão merecido e esperado dia de descanso. Todas as equipas irão aproveitar o dia para uma inspeção geral às suas máquinas e para prepará-las para a derradeira semana desta grande aventura que terminará no próximo dia 20 de Janeiro, em Santiago do Chile.

Comentários

pub