Ruben Faria sobe ao 2º lugar da Geral no Dakar2013

O piloto algarvio Ruben Faria (KTM) subiu este domingo ao 2º lugar da classificação geral de motos da 34ª edição […]

O piloto algarvio Ruben Faria (KTM) subiu este domingo ao 2º lugar da classificação geral de motos da 34ª edição do rali todo-o-terreno Dakar2013, ao ser 4º na segunda etapa, disputada em Pisco, no Peru.

Ruben percorreu hoje os 242 quilómetros cronometrados em 2:48.57 horas, mais 6.26 minutos do que o vencedor da tirada, o espanhol Juan Barreda Bort (Husqvarna), piloto que ascendeu ao comando da prova, com io tempo total de 3:24.11 horas, menos 5.36 do que Faria.

O segundo melhor luso na competição de motos é já Hélder Rodrigues (Honda), que hoje terminou a etapa na 15a posição, ocupando agora o mesmo posto na geral.

Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi hoje 22º e baixou à mesma posição na geral, enquanto os restantes portugueses em prova estão mais abaixo, com Biachi Prata (Husqvarna) a ser 57º e Mário Patrão (Suzuki) 139º.

A etapa deste domingo foi o que os pilotos chamam de “o verdadeiro Dakar”, com 85% do percurso em areia e foi nestas condições que Ruben Faria, mesmo condicionado pelo seu papel de “aguadeiro” de Cyril Despres (que terminou a tirada em 12º e é 5º da Geral), conseguiu um bom ritmo, garantindo o 4º lugar na etapa e garantindo a subida ao 2º lugar da classificação geral.

Ruben Faria comentou que «foi uma etapa tranquila, onde cedo encontrei um bom ritmo. Estou bem fisicamente e a minha KTM está perfeita. Amanhã vou ter que esperar pelo Cyril, o que vai condicionar o meu resultado no final do dia, mas é para isso que cá estou».

Cyril Despres e Ruben Faria

«Finalmente uma verdadeira etapa de Dakar! Não foi fácil, com muita condução fora dos trilhos e altas velocidades, mas é mesmo assim, é o Peru e eu gosto. Parti em 7º esta manhã, mas ao km 40 tive alguns problemas em encontrar o ponto de passagem e segui o Frans Verhoeven, que depois ultrapassei. Depois alcancei o Cyril [Despres] e ultrapassámos as últimas dunas em conjunto. Mas dois quilómetros antes do fim, a minha moto parou. Mexi na torneira do combustível e pegou de novo. Espero que o problema fique por aí e que se tenha tratado de uma bolha de vapor, mas estou preocupado com os próximos dias», disse ainda Ruben, ao site oficial da prova.

Hélder Rodrigues, que chegou a rolar em 4º, comentou que “infelizmente, a meia dúzia de quilómetros da chegada, apercebi-me de que estava com pouca gasolina e fui forçado a dosear o andamento, para não correr o risco de ficar parado no meio do setor selectivo”. Nessa fase da corrida, o piloto perdeu cerca de quatro minutos, tendo terminado a etapa no 15º lugar.

Nos automóveis, o português Carlos Sousa (Great Wall) foi este domingo 9º classificado na etapa, a mesma posição que ocupa agora na Geral. “Entrámos bastante mais descontraídos do que ontem (sábado) e, mesmo sem arriscar nada, acho que hoje conseguimos impor um ritmo de corrida forte desde início, cumprindo toda a especial sem grandes problemas, à exceção de uma duna mais complicada já perto do final, onde atascamos e teremos perdido entre quatro a cinco minutos”, disse Carlos Sousa, no fim da etapa.

O francês Stéphane Peterhansel (Mini) venceu esta segunda etapa em automóveis e ascendeu à liderança da prova.

Esta segunda-feira, disputa-se a 3ª etapa, com partida de Pisco e com chegada a Nazca, com um total de 343 km, dos quais 243 km de especial cronometrada.

A primeira moto irá partir às 06h43 locais, 11h43 em Portugal Continental. Será mais uma etapa com muita areia e com um grau de dificuldade maior, principalmente no final da tirada.

 

Classificação 2ª Etapa
1º Barreda Husqvarna 02:42:31
2º Pedrero KTM 02:45:47
3º Fish Husqvarna 02:48:24
4º Ruben Faria KTM 02:48:57

Classificação geral após a 2ª Etapa
1º Barreda Husqvarna 03:24:11
2º Ruben Faria KTM 03:29:47
3º Pedrero KTM 03:30:47

 

Veja mais fotos do Dakar2013 na Fotogaleria em Destaque aqui ao lado >>>>>>>

 

 

 

Comentários

pub