Ruben Faria recebido com banho de multidão no Aeroporto de Faro (com fotos)

O piloto algarvio Ruben Faria, que alcançou um histórico 2º lugar no Dakar2013 e assim se tornou o melhor português […]

O piloto algarvio Ruben Faria, que alcançou um histórico 2º lugar no Dakar2013 e assim se tornou o melhor português de sempre na prova, não escondeu ontem à noite, à chegada ao Aeroporto de Faro, que o seu sonho é liderar uma equipa na próxima edição do Dakar. Ainda assim, Ruben não se esqueceu de agradecer o apoio do seu companheiro de equipa, o francês Cyril Despres.

A chegada de Ruben Faria ao Aeroporto de Faro, por volta das 23 horas desta terça-feira, teve para ele, certamente, o sabor agradável de quem chega bem a casa, reencontrando a família e os amigos. As cerca de 300 pessoas que se concentraram no aeroporto ofereceram ao motard algarvio uma recepção estrondosa, em que a nota mais destacada era a de um enorme calor humano.

A confusão foi enorme e durou mais de duas horas. Ruben Faria chegou mesmo a comover-se, enquanto se desdobrava entre declarações à comunicação social, abraços e trocas de brincadeiras com os amigos, autógrafos, discursos, champanhe e muitos autógrafos.

Ruben Faria saúda efusivamente a sua mulher, sob o olhar sorridente da sua mãe

O motard, nas suas breves palavras para todos os presentes, destacou o apoio que sentiu dos amigos ao longo das várias etapas do Rally Dakar 2013. “Foi fantástico sentir que todos os dias todos vocês seguiam atentamente cada etapa! Sentir que ficavam felizes quando as etapas corriam bem e eu subia na classificação geral. Foi fantástico perceber que alguns chegaram mesmo a acreditar que eu ia ganhar!”.

Mas enfim, terminou o piloto, “todos sabemos que este ano não era possível. Agora, quem sabe, se num dos próximos anos vou ganhar e tudo isto vai ser mais fantástico!”

Para a comunicação social, Ruben Faria voltou a repetir que agora era o momento de descontrair e depois de pensar no futuro, quer este passe por prolongar o seu contrato com a Red Bull Rally Factory Team, quer passe por um qualquer outro projeto. “Tenho contrato com a KTM até final deste ano, mas não tenho ainda contrato para o próximo Dakar”, disse.

Mesmo tendo chegado a liderar a classificação geral deste Dakar2013, Ruben garantiu que nunca foi seu objetivo ganhar a prova, tanto mais que a sua tarefa era ser “aguadeiro” de Cyril Despres, seu companheiro de equipa e vencedor final. “Estive um ano inteiro a trabalhar para um objetivo, que foi cumprido. O 2º lugar foi uma prenda”, explicou.

Três centenas de pessoas esperavam Ruben no Aeroporto de Faro

O piloto algarvio, aliás, fez questão de agradecer a Cyril Despres toda a sua ajuda, ao longo da sua carreira: “Queria agradecer ao Cyril Despres, que foi a pessoa que me telefonou entre 2009 e 2010 para saber se queria ir ao Dakar como aguadeiro. A minha carreira, possivelmente, teria acabado naquele ano, já que não tinha patrocinadores para continuar. Ele deu-me a mão”.

Depois de, à chegada ao Aeroporto de Faro, ter ainda conseguido dedicar tempo às conversas com os amigos, aos autógrafos e, claro está, à família, Ruben Faria avisou que, durante a próxima semana, não quer “saber de motas, nem de telefonemas”.

 

Nota: As fotos são da autoria de Nuno Loureiro

 

 

Comentários

pub