Rita Correia lidera lista de alunos candidata ao Conselho Geral da universidade

A recém-eleita presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica da Universidade do Algarve Rita Correia vai encabeçar uma […]

A recém-eleita presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica da Universidade do Algarve Rita Correia vai encabeçar uma lista candidata ao Conselho Geral da Universidade do Algarve. Os alunos têm direito a seis representantes neste órgão que, entre outras coisas, é responsável por eleger o Reitor da instituição.

Rita Correia será recandidata a um lugar no órgão de governo da Universidade do Algarve (UAlg), bem como o elemento da sua lista Fábio Araújo, atualmente membros efetivos do Conselho Geral. As eleições dos representantes dos alunos terão lugar a 21 de fevereiro.

A estudante do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde é o 1º elemento da Lista C e leva consigo Miguel Nicolau e Fábio Mata, da Faculdade de Economia, Fábio Araújo e Raquel Santa Maria da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Paulo Teixeira e Sara Batista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais.

«No ano em que será eleito o novo Reitor da Universidade do Algarve, a lista encabeçada por Rita Correia pretende colaborar ativamente na definição das linhas estratégicas da UAlg, não descurando as graves dificuldades socio financeiras que o Ensino Superior atravessa», revelou a lista C, numa nota de imprensa.

A internacionalização e a continuidade do plano estratégico que decorre no Conselho Geral, nomeadamente na definição das suas áreas âncora, «novas opções face ao constante aumento da propina, devido à taxa de inflação prevista» e a definição urgente de «uma regulamentação para Fundo de Apoio Social, aprovado em 2012» são bandeiras da Lista C.

As dificuldades financeiras que a academia atravessa não foram esquecidas. «Perante os cortes orçamentais publicados e que se perspetivam nos próximos anos, a globalidade das estratégias e opções da instituição, aprovadas neste órgão, deverão refletir conscientemente a sua real capacidade sócio financeira, não condicionando a afetação dos recursos necessários à manutenção da qualidade de ensino dos estudantes da Universidade do Algarve», consideram.

Rita Correia já sabe que terá pela frente, nas urnas, a lista de Filipa da Silva, a atual presidente da Direção Geral da AAUAlg. Assim, o embate será um frente-a-frente entre as duas mulheres fortes da associação académica, ainda que em causa esteja um órgão totalmente diferente. Ainda assim, a “batalha” só acontecerá no sub-sistema universitário, já que a lista de Rita Correia não conta com alunos do politécnico.

O Conselho Geral da UAlg é constituído por 35 pessoas: seis alunos, três de cada um dos subsistemas da UAlg (universitário e politécnico), 18 representantes dos professores e um representante dos funcionários não docentes, bem como dez personalidades externas de reconhecido mérito, cooptados pelos membros eleitos do Conselho.

Comentários

pub