Ricardo Sá Pinto e Fernando Correia são os homenageados da Gala do Desporto de Albufeira

Ricardo Sá Pinto e Fernando Correia são as personalidades a ser homenageadas na Gala do Desporto de Albufeira, marcada para […]

Ricardo Sá Pinto e Fernando Correia são as personalidades a ser homenageadas na Gala do Desporto de Albufeira, marcada para dia 1 de fevereiro, às 21h00, no Pavilhão Desportivo da cidade.

Este ano, o evento conta com algumas novidades. O Pavilhão Desportivo de Albufeira é o local escolhido para a realização do evento, por se tratar de um equipamento de referência em matéria de Desporto.

Quanto ao alinhamento, para além da homenagem a atletas, treinadores, clubes e associações do concelho que se destacaram na época 2011/12, nas mais diversas modalidades, o Município vai distinguir personalidades nacionais e concelhias ligadas ao Desporto.

Assim, Ricardo Sá Pinto, ex-futebolista e treinador, e Fernando Correia, jornalista e comentador desportivo, são presenças confirmadas na Gala.

O Município irá prestar-lhes homenagem pelo contributo que têm dado para a afirmação do Desporto, através dos reconhecidos percursos profissionais.

A Gala do Desporto 2013 vai ainda introduzir um momento dedicado aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade), com o intuito de distinguir atletas, clubes e associações locais que, através da excelência do seu desempenho desportivo, têm enaltecido o concelho.

O evento será pontuado por momentos de animação, a cargo do Karaté Clube de Albufeira e do Grupo de Ginástica Acrobática da LUEL- Arte em Movimento.

 

FERNANDO CORREIA (1935- )

Detentor de uma voz eloquente e de um vasto conhecimento futebolístico, Fernando Correia é um dos grandes Senhores do jornalismo desportivo português.

Tornou-se conhecido do grande público pelos seus relatos de desporto ao serviço da Emissora Nacional. Trabalhou no jornal Record, na Rádio Comercial e na TSF-Rádio Jornal onde relatava jogos de futebol e animava o programa ‘Bancada Central’.

Passou pelo Rádio Clube Português onde apresentava o programa “Lugar Cativo”. Ao serviço da TVI apresenta todos os sábados o programa ‘Contra Ataque’.

Atualmente, faz parte da equipa da Rádio NFM. Voltou aos relatos nesta estação emissora e de segunda a sexta-feira, apresenta as ‘Conversas de Café’ e ainda a ‘Bancada Nova’, um espaço aberto à participação dos ouvintes.

Fernando Correia é também autor de vasta bibliografia sobre o desporto e a rádio.

Ao longo de uma carreira de quase 60 anos tem recebido inúmeras distinções, como o Prémio de Imprensa, Prémio da Casa de Imprensa, Prémio de Melhor Locutor do Ano, do Prémio de Melhor Relator do Ano, entre muitos outros.

 

RICARDO SÁ PINTO (1974- )

Ricardo Sá Pinto foi dos jogadores mais carismáticos do Sporting Clube de Portugal, sendo apelidado na família Sportinguista de “Ricardo Coração de Leão”, pela sua entrega ao jogo e pelo seu carisma.

Começou a sua carreira de profissional na época de 1992/93 no já extinto Sport Comércio e Salgueiros, onde foi comprado pelo SCP no final da época seguinte.

Integrou o plantel do então Campeão Nacional SCP e terminou a carreira de futebolista no Royal Standard de Liége da Bélgica.

No seu palmarés, além de 50 golos marcados na 1ª divisão portuguesa, encontram-se duasTaças de Portugal e um Campeonato Nacional.

Ricardo Sá Pinto foi também jogador da seleção nacional Portuguesa e conta com duas participações nos Campeonatos da Europa (1996 e 2000).

Após terminar a sua carreira de futebolista, esteve à frente da Sporting SAD como diretor profissional, foi treinador-adjunto da União de Leiria, treinador da equipa júnior do SCP e treinador da equipa principal do Sporting.

Comentários

pub