Já são quinze os distritos sob aviso vermelho por causa do vento e chuva

Beja é um dos quinze distritos em aviso vermelho devido à previsão de ventos fortes, segundo o Instituto Português do […]

Beja é um dos quinze distritos em aviso vermelho devido à previsão de ventos fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que hoje incluiu também Santarém na escala mais grave dos avisos meteorológicos.

Faro e Portalegre estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, enquanto Évora está sob aviso amarelo.

Estes avisos entraram em vigor às 06h00 e vai manter-se até ao meio-dia. Os ventos, no caso dos quinze distritos sob aviso vermelho, podem atingir 130/140 quilómetros/hora.

Assim, os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja.

Depois do meio-dia, estes distritos ficam em aviso laranja.

O IPMA prevê ainda períodos de chuva forte ou muito forte em todos os distritos de Portugal Continental, com exceção de Faro.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Proteção Civil registou, entre as 08h00 de sexta-feira e as 07h00 de hoje, 1.636 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que causaram apenas danos materiais.

Só entre as 04h00 e as 07h00 de hoje foram registadas 403 ocorrências.

Entretanto, no mar, a situação está também a ser acompanhada, tendo sido encerradas seis barras no Norte do país e condicionadas outras duas. Na sua página na internet, a Marinha sublinha que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada “estão permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência”.

Comentários

pub