Projeto monIT mede radiações de comunicações móveis no concelho de Aljezur

Uma monitorização dos níveis de exposição à radiação eletromagnética proveniente de comunicações móveis foi feita em vários locais do concelho […]

Uma monitorização dos níveis de exposição à radiação eletromagnética proveniente de comunicações móveis foi feita em vários locais do concelho de Aljezur, no âmbito do Projeto MonIT, promovido pelo Instituto de Telecomunicações com a parceria local da Câmara Municipal de Aljezur.

Concluiu-se que todos os locais medidos apresentaram valores em conformidade com os limites de exposição previstos na legislação em vigor em Portugal.

O Projeto monIT foi desenvolvido por uma equipa do Instituto de Telecomunicações (IT) e teve como principal objetivo fornecer informação relevante sobre a exposição à radiação eletromagnética.

Em Aljezur, a sua dinamização teve a parceria do Município, tendo sido efetuadas medições de radiação contínuas e pontuais entre Junho e Dezembro de 2012, através de equipamentos de monitorização instalados em diversos locais do concelho.

Tendo em conta diversos critérios, foram selecionados pela equipa de projeto e pelos serviços técnicos da Câmara quatro locais, designadamente: a Escola EB1 de Odeceixe, o Posto de abastecimento da Repsol no Rogil, o Centro de Saúde de Aljezur e, no Vale da Telha, um ponto no setor H.

Os resultados obtidos encontram-se representados na Figura 1, podendo-se concluir que todos os locais analisados no município de Aljezur estão em conformidade com os limites de exposição previstos na Lei, registando-se valores bastante abaixo dos limites mais restritivos.

Todas as medições realizadas pela equipa estão disponíveis para consulta pública no portal (http://monit.it.pt).

Comentários

pub