Jovens do Algarve chamados a participar em sessões do projeto «Algarve 2020»

Avançar com propostas para ajudar ao desenvolvimento do Algarve em 12 áreas distintas, desde a economia ao ambiente, passando pelo […]

Avançar com propostas para ajudar ao desenvolvimento do Algarve em 12 áreas distintas, desde a economia ao ambiente, passando pelo desporto, saúde e cultura, é o desafio que o projeto «Algarve 2020: Uma Proposta Jovem» está a lançar aos jovens da região.

Ao longo dos próximos três dias são chamados a participar jovens entre os 15 e os 30 anos dos concelhos de Aljezur, Olhão e Lagos. Também estão abertas até quarta-feira as inscrições para a sessão de Silves, que se realiza a 25 de janeiro.

Este projeto está a ser desenvolvido pela ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL em parceria com as autarquias do Algarve e um conjunto de cerca de quarenta entidades pública e privadas e Associações Regionais.

Os principais objetivos do «Algarve 2020» são desenvolver uma nova cultura de participação dos jovens nos processos de tomada de decisão e oferecer um contributo à criação de uma Estratégia para a Juventude do Algarve.

As sessões de auscultação dos jovens em cada município, como as que acontecem entre hoje, sexta-feira e domingo, são apenas uma parte das atividades previstas no projeto. Estes roadshows já começaram há algum tempo e até ao momento foram realizadas consultas nos concelhos de Vila do Bispo, Faro, Monchique e na Universidade do Algarve.

Cada uma das sessões é pensada a nível local, pelo que têm regras diferentes. Hoje, em Aljezur, podem participar na reunião, que está a decorrer desde as 10 e só termina às 17 horas no «Espaço +», jovens e associações de juventude do concelho.

No sábado, em Olhão, a sessão é aberta a todos os jovens e terá lugar na Sociedade Recreativa de Olhão entre as 15 horas e as 18h30.

Em Lagos, a sessão é destinada a alunos das escolas secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes e realiza-se neste último estabelecimento de ensino, entre as 15 e as 18 horas.

A sessão de Silves, dentro de uma semana, será na escola Secundária local e destina-se a alunos da escola. Os interessados devem inscrever-se até quarta, dia 23, junto da associação de estudantes.

O Roadshow  do «Algarve 2020» está a ser desenvolvido em formato de grupos de trabalho e focus group nos diversos concelhos, mas também através de questionários dirigidos a atores de juventude e aos próprios jovens da região.

Nos dias 26, 27 e 28 de Abril 2013, numa fase mais avançada do projeto, realizar-se-á o EJA – I Encontro de Juventude do Algarve, que pretende ser o culminar de todo um processo de criação de espaços de parceria, consultas jovens e construção coletiva e participativa de uma estratégia regional na área da juventude.

Neste encontro prevê-se a participação de 160 dirigentes e técnicos/as do Algarve na área da juventude. Paralelamente, irá realizar-se o I Encontro de Vereadores/as de Juventude da região.

Tendo em conta a larga rede de parceiros, prevê-se que este encontro possa ganhar uma nova dimensão, aglomerando várias outras atividades e iniciativas jovens e procurando a visita de centenas de jovens de toda a região.

Comentários

pub