Praias de Lagoa com águas balneares excelentes são um convite para o Verão de 2013

A Agência Portuguesa do Ambiente classificou um total de onze praias do Concelho de Lagoa com águas balneares excelentes, perspetivando-se […]

A Agência Portuguesa do Ambiente classificou um total de onze praias do Concelho de Lagoa com águas balneares excelentes, perspetivando-se assim um grande Verão de 2013 para ir a banhos, o que também já tinha acontecido em 2012.

A APA também fixou os períodos de funcionamento das praias entre 1 de junho e 30 de setembro.

As praias que cumpriram os exigentes critérios que permitem a classificação de “excelente” para as águas balneares foram: Benagil, Caneiros, Carvalho, Carvoeiro, Ferragudo, Marinha, Pintadinho, Cova Redonda, Sra. da Rocha, Vale Centeanes e Vale do Olival.

Por outro lado, o Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral da Agência Portuguesa do Ambiente prevê para este ano intervenções de requalificação no litoral de Lagoa, de que se destacam as previstas para Carvoeiro.

Assim, deverá ser construído um passadiço e um trilho entre o Algar Seco e o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, visando a segurança dos inúmeros passeantes que percorrem as arribas, bem como a valorização ambiental deste troço entre dois locais emblemáticos da orla costeira do Concelho de Lagoa.

Este percurso deverá integrar um conjunto de trilhos interpretativos ao longo do litoral, dando continuidade ao conceito do “Percurso dos 7 Vales Suspensos” que liga as praias de Vale Centeanes e da Marinha.

Ainda em 2013, o Município de Lagoa prevê a requalificação das estruturas de apoio às atividades piscatórias e marítimo-turísticas na praia de Benagil, num investimento previsto de 176.600 euros, comparticipado pelo Fundo Europeu das Pescas, ao abrigo do Programa PROMAR.

A intervenção deverá incluir uma melhoria significativa nas rampas de alagem, a construção de um passadiço paralelo à rampa nascente, bem como a aquisição de um novo guincho.

Uma vez concluídos, estes trabalhos permitirão separar os percursos dos banhistas das zonas de manobra terrestre das embarcações, com evidentes ganhos de segurança e funcionalidade, bem como contribuir para a sustentabilidade das atividades económicas ligadas ao litoral naquela zona marítima do Concelho de Lagoa.

Comentários

pub