Albufeira prolonga época balnear de maio a outubro

A época balnear no concelho de Albufeira vai prolongar-se este ano entre 18 de Maio e 20 de outubro. Este […]

A época balnear no concelho de Albufeira vai prolongar-se este ano entre 18 de Maio e 20 de outubro. Este foi o principal resultado da reunião que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira manteve na quinta-feira com os concessionários de praia.

O encontro serviu ainda para discutir estratégias e ouvir sugestões com vista a manter e melhorar a qualidade da zona costeira. Albufeira é o único município do Algarve a estender a época balnear de maio a outubro em todas as praias do concelho.

Além dos concessionários de praia, a reunião contou com a presença de Conceição Gago, da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), e do Tenente Pinto Alves, adjunto do Capitão de Porto de Portimão.

A agenda de trabalhos incluiu também a apresentação do balanço da época balnear 2012, onde foram destacados vários aspetos que contribuem para a valorização das praias do concelho, nomeadamente a qualidade da água, recolha de resíduos, atribuição de galardões como a Bandeira Azul, Praia Qualidade de Ouro, entre outros.

A reunião permitiu definir estratégias de atuação de forma concertada com todos os intervenientes (Autarquia, ARH, Autoridade Marítima e Concessionários), sobretudo no que respeita à qualidade da água balnear, limpeza da praia, segurança, serviços e informação disponível ao público.

Em 2012, devido à excelência das suas zonas balneares Albufeira conseguiu alcançar os galardões máximos a nível nacional e internacional, tendo obtido 20 Bandeiras Azuis, 18 praias com Qualidade de Ouro, 12 Praias Acessíveis e oito Praias Saudáveis.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, disse que, “no sentido de minimizar a questão da sazonalidade, e visando, evidentemente, potenciar o respetivo desenvolvimento económico do concelho, decidimos prolongar o período de época balnear  de 18 de Maio a 20 de Outubro”.

“Temos que entender, nós autarquia e os concessionários, que Albufeira é diferente do resto do país, temos especificidades próprias e condições que nos permitem aproveitar ao máximo a época balnear”, acrescentou.

O autarca destacou, ainda, duas situações que considera importantes e complementares: “em primeiro lugar, o município de Albufeira é hoje em dia um embaixador do turismo português além-fronteiras que tem responsabilidades acrescidas nesta matéria. Prova disso é que somos reconhecidos um pouco por todo o mundo, pela qualidade das nossas praias, das nossas águas, dos acessos e dos nossos apoios de praia”.

José Carlos Rolo sublinhou mesmo: “Arrisco-me a dizer que hoje em dia Albufeira é tão ou mais reconhecida do que o próprio Algarve a nível internacional. Ainda recentemente depois de termos ganho a Bandeira Verde ECOXXI, um galardão que premeia as boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental, a Câmara Municipal de Albufeira voltou a ser distinguida por esta entidade, desta feita com o 1º prémio do Concurso de Atividades de Educação Ambiental da BAE 2012″.

Em segundo lugar, concluiu, “esta medida é incrementadora de uma maior segurança e vigilância nas nossas praias, contribuindo para um maior bem-estar e segurança dos banhistas”.

Comentários

pub