Política Regional da UE: Confiar mais nas comunidades divididas

Na sequência da atribuição do Prémio Nobel da paz à União Europeia, a Comissão Europeia convida as comunidades divididas na […]

Na sequência da atribuição do Prémio Nobel da paz à União Europeia, a Comissão Europeia convida as comunidades divididas na UE e fora dela a refletir sobre a possibilidade de se inspirarem na experiência do programa da UE PEACE na Irlanda do Norte e na região fronteiriça da Irlanda.

O Comissário da Política Regional Johannes Hahn acolherá uma conferência subordinada ao tema «Reunir as Comunidades Divididas – Partilhar a Experiência do Programa de Paz da UE», às 9h00 de terça-feira, 31 de janeiro, no edifício Charlemagne.

Juntar-se-ão a ele o primeiro ministro da Irlanda do Norte Peter Robinson, o vice primeiro-ministro Martin McGuinness, e o ministro irlandês para as despesas públicas e a reforma, Brendan Howlin.

O evento contará com a participação de representantes dos Estados-Membros da UE, países candidatos, países vizinhos e outros.

Estarão igualmente presentes, para partilhar as suas experiências, participantes em três projetos de consolidação da paz da Irlanda do Norte.

A sua apresentação será seguida de uma reflexão sobre a possibilidade de transpor a abordagem do programa PEACE para outras partes do mundo.

O Comissário Hahn comentou previamente que «os programas comunitários PEACE tiveram um impacto na vida de cerca de um milhão de pessoas na Irlanda do Norte e na região fronteiriça da Irlanda, e contribuíram para criar as condições necessárias para que a paz e a reconciliação pudessem criar raízes. Esta é uma oportunidade para enaltecer o trabalho de muitas pessoas corajosas e empenhadas, de ambas as comunidades, e para refletir sobre o modo como as suas experiências podem inspirar outros.»

Acrescentou que «os recentes eventos na Irlanda do Norte mostram que é preciso continuar a trabalhar mas, sobretudo, comprovam o desejo de paz da maioria das pessoas. Os fundos da UE desempenham um importante papel, ajudando a alicerçar os esforços em prol de uma sociedade de partilha na qual cada comunidade beneficia dos frutos da paz. Os investimentos da política regional servem precisamente para ajudar a mudar a qualidade de vida das pessoas, pelo que estou convicto de que o programa PEACE prosseguirá, seja qual for o resultado da discussão orçamental em curso».

 

Os projetos atuais são:

Dois projetos de campo na Irlanda do Norte, destinados a gerir os problemas das zonas reivindicadas por ambos os lados, com o propósito de ultrapassar o sectarismo e a segregação nas comunidades locais na Irlanda do Norte e na zona fronteiriça.

Ao mesmo tempo que procura devolver uma utilidade prática aos sítios inutilizados ou abandonados, este trabalho permite construir boas relações entre as comunidades locais que são chamadas a tomar decisões em conjunto sobre a regeneração e transformação dessas zonas, e a partilhar uma visão de um futuro pacífico.

No projeto Theatre of Witness as histórias reais de pessoas de diversas proveniências são contadas em palco pelas próprias pessoas, com recurso a texto, música, dança e imagens de cinema.

Recentemente, algumas destas produções juntaram responsáveis por atos de violência com sobreviventes e testemunhas, para explorar questões de responsabilidade, culpabilidade, perdão e redenção.

O programa Futebol para Todos está empenhado em combater a violência inter-religiosa e o racismo através do futebol local, com um conjunto de medidas de formação, tais como o trabalho com a Liga dos Clubes das Irlanda, e com grupos, seguidores e voluntários.

 

Contexto:

O programa PEACE III para a Irlanda do Norte e a região fronteiriça da Irlanda é parcialmente financiado pela União Europeia (225 milhões de euros provenientes da UE e 108 milhões de euros de participação nacional) através dos seus fundos de política regional.

Os principais objetivos do programa PEACE III são o reforço do progresso no caminho para uma sociedade pacífica e estável e a promoção da reconciliação, graças ao apoio prestado a ações e projetos que contribuem para reunir as comunidades na criação de uma sociedade partilhada por todos.

O lançamento do programa PEACE em 1995 foi o resultado direto do empenho da União Europeia para dar uma resposta positiva às novas oportunidades do processo de paz na Irlanda do Norte, durante os anúncios de cessar‑fogo paramilitares.

Desde então, a UE concedeu um total de 1,3 mil milhões de euros de assistência financeira adicional através do programa PEACE II e do atual programa PEACE III (2007-2013).

O programa coloca uma forte tónica nas iniciativas inspiradas pelas comunidades, de modo a criar uma visão partilhada da sociedade, trabalhar em conjunto em projetos comuns e compreender e aceitar o passado. O evento será filmado e as imagens disponibilizadas.

Comentários

pub