Plano de ação da Comissão Europeia apoia empresários

Se pudessem, quase 37 % dos europeus gostaria de trabalhar por conta própria, revelam dados do Eurobarómetro. Caso este potencial pudesse […]

Se pudessem, quase 37 % dos europeus gostaria de trabalhar por conta própria, revelam dados do Eurobarómetro. Caso este potencial pudesse ser explorado, milhões de novas empresas poderiam ser acrescentadas aos quase 21 milhões de pequenas e médias empresas (PME) existentes na União Europeia.

Neste contexto, o vice-presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani apresentou um plano de ação destinado a apoiar os empresários e a revolucionar a cultura empresarial na Europa.

O plano destaca o papel essencial da educação e da formação para nutrir novas gerações de empresários, e inclui medidas específicas para apoiar potenciais empresários entre os jovens, as mulheres, os idosos, os migrantes e os desempregados.

O plano aborda, especialmente, os obstáculos ao empreendedorismo e tem como base seis pilares fundamentais: acesso ao financiamento; apoios durante as fases cruciais do ciclo de vida das empresas; exploração das novas oportunidades de negócio da era digital; agilização das transferências de propriedade das empresas; segunda oportunidade para os empresários honestos, após uma falência; e simplificação administrativa.

Comentários

pub