Pescadores de Monte Gordo recebem novo trator e máquina de limpeza de praia

A Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo recebeu, esta segunda-feira, um novo trator. A aquisição […]

A Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo recebeu, esta segunda-feira, um novo trator. A aquisição destina-se a revitalizar a atividade piscatória de Monte Gordo, setor que emprega quase duas centenas de trabalhadores.

O equipamento foi adquirido na sequência de uma candidatura da associação ao Programa Operacional de Pescas do Continente (Promar), no âmbito da medida de apoio aos portos de pesca, locais de desembarque e abrigo, a qual teve o apoio logístico da Divisão de Atividades Económicas da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A candidatura envolve ainda a aquisição de um carregador frontal e de uma máquina de limpeza de praias, equipamento que assegurará a manutenção da frente de mar adjacente à zona de arrumos e armazéns de pesca.

A entrega do trator decorreu no areal da praia de Monte Gordo e contou com a presença do presidente da autarquia vila-realense, Luís Gomes, do presidente da Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo, Adriano Rosa, e de membros da comunidade piscatória local.

O valor total do investimento ascende aos 78.291,18 euros. A comparticipação ao programa operacional Promar é de 80%, sendo assim a participação do promotor de 15.658,24 euros.

O trator entregue esta segunda-feira faz parte do conjunto de melhorias que associação vai levar a cabo nos próximos meses, com o apoio da autarquia vila-realense.

Em calendário está também a remodelação do edifício da lota – cuja obra se irá iniciar em breve – que irá a acolher a sede da Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes, a colaboração da autarquia neste processo de candidatura «é exemplo do trabalho de parceria que deve ser feito entre municípios e associações, medida que faz ainda mais sentido numa época de ajustamento financeiro».

«Este tipo de parcerias é, aliás, uma das ações previstas no Plano de Emprego de Vila Real de Santo António, lançado em Julho de 2012. Neste caso, a aquisição do trator ajudará a dinamizar o setor da pesca, uma das principais atividades económicas de Monte Gordo que dá emprego a cerca de 200 pessoas», conclui o autarca.

Também em outubro de 2012, a comunidade piscatória da praia da Manta Rota (Lota) foi beneficiada com um novo trator, uma casa de apoio em madeira, uma máquina de gelo e uma câmara frigorífica. Os equipamentos foram igualmente adquiridos na sequência de uma candidatura ao Promar, promovida pela autarquia de VRSA.

Comentários

pub