Norberto Lobo apresenta-se em concerto no Centro Cultural de Lagos (com vídeo)

O músico português Norberto Lobo, que está nomeado com «Mel Azul» para o prémio de melhor álbum europeu independente de […]

O músico português Norberto Lobo, que está nomeado com «Mel Azul» para o prémio de melhor álbum europeu independente de 2012, é um dos artistas que vai passar, em fevereiro, pelo Centro Cultural de Lagos.

Norberto Lobo apresenta-se em concerto em Lagos, no dia 8, às 21h30, para apresentar temas dos seus álbuns, nomeadamente do mais recente, que lhe valeu a nomeação para aquele prémio atribuído pela Impala, a organização que reúne várias editoras discográficas independentes da Europa. A lista dos nomeados desta terceira edição do prémio apresenta 18 álbuns de países como Reino Unido, Espanha, França ou Suécia.

Dono de um percurso aparte de qualquer meio de ensino académico especializado, Norberto edificou o seu trajeto através de uma aprendizagem riquíssima e independente, tanto individual quanto generosa e comunal, por uma panóplia vastíssima de música.

A sua discografia a título individual é feita das edições de «Mudar de Bina» (Bor Land, 2007), «Pata Lenta» (Mbari, 2009), «Fala Mansa» (Mbari, 2011) e o mais recente «Mel Azul» (Mbari, 2012), discos aclamados de forma praticamente unânime pelo jornalismo nacional da área da música.

É versado em várias guitarras, com particular dedicação nos últimos anos à acústica, à elétrica, e, mais recentemente, à tambura, instrumento que foi feita à mão e oferecida de surpresa por um admirador seu na Dinamarca.

Mas o programa de animação em Lagos, ao longo do mês de fevereiro, promete ainda ilusionismo, espetáculos musicais, dança, concursos de máscaras, bailes e desfiles de Carnaval.

O mês começa com um espetáculo de ilusionismo conduzido por Mário Daniel, autor, apresentador e mágico do programa televisivo “Minutos Mágicos”, que vem apresentar, no Centro Cultural de Lagos (CCL), um espetáculo para toda a família.

“Fora do Baralho” mistura a arte da magia com a arte cénica e teatral, para criar não só magia, mas uma atmosfera mágica. Tentando romper com os espetáculos comuns de magia, “Fora do Baralho” cose os truques numa narrativa única para dar força ao imaginário.

Os bilhetes para este espetáculo, que terá lugar esta sexta-feira, dia 1, às 21h30, estão já à venda no Centro Cultural de Lagos e na loja do Continente Lagos.

As escolas da Ameijeira e de Santa Maria vão poder contar com uma visita deste mágico, no dia 31 de janeiro.

No dia dia 9, será a vez da Academia de Música de Lagos ocupar o palco, com um espetáculo que se iniciará às 21h30.

Armando Mota e João Rosa, dois dos mais prestigiados pianistas do Algarve, acompanhados pela formação orquestral provinda da OCDA – Orquestra Clássica da Academia dirigida pelo prof. João Miguel Cunha, o grupo de dança da classe de ballet da professora Carla Lopes, o narrador José Francisco Garrancho sob a direção artística e concertino  do professor e mestre João Pedro Cunha, irão interpretar, nesta noite, a mais famosa obra do compositor francês Saint-Saëns, o Carnaval dos Animais.

Também à mesma hora e no mesmo local, mas já no dia 15, poderá assistir a um espetáculo de música e dança oriental de Marrocos, Síria e França, trazido pelo grupo Masmudi Kebir Ensemble, incluído na 13ª edição do Festival de Música Al-Mutamid.

Masmudi Kebir é um ritmo da música clássica do Egito, mas também da música para dança oriental. É também o nome de um projeto de música e dança que nos dá a conhecer uma das danças mais antigas do mundo: a dança oriental.

Mais para o final do mês estão previstos alguns espetáculos de teatro neste equipamento. De 21 a 23, pelo grupo “Os Algarvios”, e nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março, várias peças serão apresentadas pela ACTUS, dirigidas às escolas do concelho.

O Carnaval constitui igualmente uma das apostas de cartaz, continuando para muitos a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos, resistindo assim ao passar dos anos e à alteração dos costumes.

Manteve-se o gosto e o interesse pela animação dos Bailes do Carnaval, que algumas coletividades do concelho apostam em manter.

Entre os dias 8 a 12 e 16, e para além do tradicional Desfile de Carnaval de Odiáxere, no dia 12, estão previstas inúmeras atividades de animação na freguesia, desde bailes a concursos de máscaras, até garraiadas, batucadas e a eleição da Rainha do Carnaval. Também para o Chinicato está prevista muita animação nos dias 10 e 12.

Os interessados podem consultar informações mais detalhadas sobre toda a programação prevista para o mês de fevereiro em www.cm-lagos.pt ou em http://www.centroculturaldelagos.wordpress.com.

 

 

 

Comentários

pub