Negócio versus descanso

Em Lagos, a discussão tem estado ao rubro nos últimos tempos, tudo porque a Câmara Municipal resolveu mexer no regulamento […]

Em Lagos, a discussão tem estado ao rubro nos últimos tempos, tudo porque a Câmara Municipal resolveu mexer no regulamento de abertura dos estabelecimentos, nomeadamente dos bares e outros espaços de animação noturna.

Há dezenas de anos que os moradores do centro histórico de Lagos e as pessoas que aí tentam passar férias se queixam do ruído causado pelos bares, em especial no Verão. Eu própria, como jornalista, já escrevi várias vezes sobre este tema.

Os moradores, proprietários de casas e de unidades de alojamento turístico do centro histórico de Lagos há anos e anos que reclamam do barulho, da confusão. Há até quem tenha desistido de apresentar queixa na PSP. E quase todos acusam a Câmara de nada fazer para resolver este problema.

Pois a Câmara de Lagos decidiu meter mão à obra e atualizar um regulamento que tinha já muitos anos e que tinha subjacente uma realidade diferente da atual.

Em traços largos, a nova proposta de regulamento, que está em discussão pública, prevê que os bares e espaços de animação noturna que funcionam no centro da cidade, em zona residencial, fechem mais cedo, transferindo para a nova zona ribeirinha, situada sobre o estacionamento subterrâneo da Avenida das Descobertas, a possibilidade de os estabelecimentos poderem estar abertos toda a noite.

É claro que esta regra, se agradou aos moradores, proprietários de casas e de unidades de alojamento turístico do centro histórico de Lagos, desagradou profundamente aos donos dos bares e espaços de animação noturna.

Agradar a gregos e troianos, neste caso, parece ser impossível, mas a verdade é que, se quem tem um negócio espera poder tirar o máximo de rendimento dele, quem vive ou passa férias ao lado de um bar também tem o direito a descansar.

O caso tomou maiores proporções na internet, sobretudo no Facebook, onde, a coberto do anonimato que as redes sociais permitem, houve muita gente que comentou o que não sabia, que levantou suspeitas infundadas e que criou boatos. Em resumo: como acontece com cada vez mais frequência no Facebook, houve quem (desculpem-me a expressão) tenha «emprenhado pelos ouvidos».

Por mim, acho que é de grande coragem que a Câmara de Lagos tenha não só conseguido finalmente criar um espaço fora do centro da cidade, mas ainda assim bem perto, para concentrar a animação pela noite fora, como também que tenha decidido impor regras claras para o funcionamento dos bares.

O que é preciso é que se chegue a soluções de consenso que, mesmo não agradando a todos, serão certamente melhores que a atual situação.

Porque se uns têm direito ao negócio e à diversão, outros têm igual direito ao descanso!

 

Este é o texto da crónica radiofónica que todas as quintas-feiras assino na Rádio Universitária do Algarve (RUA) e
que pode ser ouvida em podcast aqui.

Comentários

pub