Monte Gordo/VRSA foi a zona do Algarve com ocupação hoteleira mais alta em dezembro

A zona de Monte Gordo e Vila Real de Santo António registou a taxa de ocupação média mais elevada (44,9%), […]

A zona de Monte Gordo e Vila Real de Santo António registou a taxa de ocupação média mais elevada (44,9%), em dezembro passado, enquanto Lagos/Sagres registou a mais baixa, com 13,9%, revelou hoje a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

A taxa de ocupação global média/quarto no último mês do ano passado foi de 23,2%, um pouco acima do valor verificado em 2011 (+1,1p.p.). Ou seja, no total da região, em dezembro, nomeadamente no período do Natal e Passagem de Ano, nem um quarto da capacidade hoteleira esteve ocupada.

A zona de Carvoeiro/Armação de Pêra (+3,4 p.p.) e Albufeira (+2,2 p.p.) apresentaram as maiores subidas, enquanto a principal descida ocorreu em Portimão/Praia da Rocha (-2,6 p.p.).

Por nacionalidades, as principais subidas registaram-se no mercado britânico (+1,8p.p.) e no holandês (+0,3p.p.). As descidas mais importantes verificaram-se nos mercados português (‑0,8p.p.) e alemão (‑0,4p.p.).

Por categorias, ainda segundo dos dados da AHETA referentes a dezembro passado, a principal descida registou-se nos hotéis e aparthotéis de 5* (-3,0p.p.). Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5* e 4* (+2,6p.p.) e os hotéis e aparthotéis de 3* (+2,3p.p.) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os Hotéis e Aparthotéis de 3* foram os que apresentaram a ocupação mais elevada (33,6%). Os de 5* registaram as ocupações mais baixas (15,7%).

O volume de vendas total apresentou uma subida homóloga de 1,4%, a par, aliás, do ligeiro acréscimo da taxa global de ocupação hoteleira.

Comentários

pub