Módulo da ESA irá fornecer energia à nave Orion

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a agência espacial norte-americana NASA chegaram a acordo sobre a contribuição europeia para a […]

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a agência espacial norte-americana NASA chegaram a acordo sobre a contribuição europeia para a futura nave Orion. Esta irá transportar astronautas utilizando um módulo desenvolvido a partir do veículo de carga europeu Automated Transfer Vehicle (ATV).

O ATV tem vindo a reabastecer a estação espacial internacional ISS desde 2008, quer levando astronautas e materiais, assim como trazendo lixo da ISS de volta para a Terra.

O módulo que será desenvolvido a partir do ATV, e que estará colocado «por debaixo» da cápsula da tripulação, irá fornecer propulsão, energia, controlo térmico, bem como fornecer água e gases aos astronautas no módulo habitável.

A primeira missão da Orion será um voo não tripulado, previsto para 2017, e que servirá para testar tecnologias de reentrada a uma velocidade de 11 km/s.

Esta nave permitirá no futuro transportar astronautas para distâncias da Terra muito superiores às que são possíveis actualmente.

 

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub