Método brasileiro vai ajudar alunos algarvios a escolher percurso de vida

O Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve assinou um protocolo com o OPEE – Projeto de Orientação Profissional, Educação […]

O Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve assinou um protocolo com o OPEE – Projeto de Orientação Profissional, Educação e Empreendorismo, que tem sede no Estado de São Paulo, Brasil, numa cerimónia que decorreu no Consulado do Brasil em Faro na quarta-feira.

A instituição sem fins lucrativos com sede em Faro e o OPEE vão, desta forma, acordar a transferência para o Algarve da metodologia educativa do projeto brasileiro, desenvolvido por Leonard Fraiman, que será o representante do projeto na assinatura do protocolo.

Segundo o presidente da associação algarvia Paulo neves, trata-se de uma iniciativa que visa implementar na escolas públicas um processo de escolha de projeto de vida, através de disciplinas complementares que ajudem os alunos a escolher os seus percursos desde tenra idade.

Assim, nas escolas que aderirem à metodologia, os alunos, para além das disciplinas tradicionais, terão aulas dedicadas a temas como empreendedorismo e cidadania, entre muitas outras.

O método educativo destina-se, numa primeira fase, a crianças entre os 6 e os 10 anos e, mais tarde, dos 10 aos 16 anos. É «utilizado nas 500 escolas públicas do Estado de São Paulo», nas quais foi sendo progressivamente implantado, dado o seu sucesso.

Paulo neves compara os objetivos desta metodologia «às consultas para escolha da área vocacional» que as escolas promoviam para os seus alunos. Mas, neste caso, o processo é continuado ao longo de anos e em muito trabalho com os alunos.

«Queremos que os jovens compreendam aquilo que se passa à sua volta, par tomarem as melhores opções para o seu futuro», resumiu Paulo Neves.

Na assinatura do Protocolo Leonard Fraiman deixou a metodologia que desenvolveu, mas não foi embora de mãos vazias. O Círculo Teixeira Gomes ofereceu a todos os membros da delegação do estado de São Paulo boiões de mel algarvio, que terão tornado a vinda a Portugal mais doce.

Comentários

pub