Mau tempo passou, ficou apenas o Inverno

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo, dia 20, em todo o país, períodos […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo, dia 20, em todo o país, períodos de céu muito nublado, com ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no litoral oeste.

A partir do início da manhã, regista-se o aumento de nebulosidade e períodos de chuva no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros.

Depois de ontem o país ter estado “pintado” a vermelho e laranja devido aos avisos meteorológicos de mau tempo, este domingo, as cores oscilam entre o verde e o amarelo. No Sul, o Algarve e ainda os distritos de Beja e Setúbal estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave, enquanto o distrito de Évora está verde, o menos grave.

O IPMA indica ainda que haverá ainda queda de neve acima dos 600/800 metros, subindo temporariamente a cota para os 1400/1600 metros.

Quanto ao vento, será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral, e forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras altas.

Haverá também uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

Na Grande Lisboa, a previsão do IPMA aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado a partir do início da manhã. Prevê-se igualmente períodos de chuva a partir do início da tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste e haverá uma pequena subida da temperatura máxima.

No Grande Porto, o céu estará geralmente muito nublado, havendo períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde.

Vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado (20 a 30 km/h) a partir do final da manhã. Pequena subida da temperatura máxima.

No que diz respeito ao estado do mar, na Costa Ocidental a norte do Cabo Carvoeiro há ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros.

Na costa Ocidental a sul do Cabo Carvoeiro, incluindo na costa alentejana e vicentina, as ondas de noroeste terão 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros.

A temperatura da água do mar: na Costa Ocidental será de 15ºC.

Na costa Sul algarvia, as ondas são de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros e a temperatura da água do mar atinge os 16ºC.

O IPMA prevê ainda que Faro terá hoje uma temperatura mínima de 8ºC e uma máxima de 15º, a mesma máxima prevista para Lisboa, que apresentará uma mínima de 9ºC. No Porto, as temperaturas irão oscilar entre os 6 e os 14ºC.

Comentários

pub