Mark Cavendish e Tony Martin são nomes de luxo confirmados para a Volta ao Algarve

O britânico Mark Cavendish, o alemão Tony Martin, o francês Sylvain Chavanel são alguns dos nomes já confirmados para a […]

O britânico Mark Cavendish, o alemão Tony Martin, o francês Sylvain Chavanel são alguns dos nomes já confirmados para a 39ª edição da Volta ao Algarve, que estará nas estradas da região entre 14 e 17 de Fevereiro de 2013, e que conta de novo com um pelotão de luxo.

À semelhança dos últimos anos, algumas das melhores equipas e muitos dos mais cotados corredores internacionais vão marcar presença na prova portuguesa, que se afirma ano após ano como uma referência internacional nesta época do ano.

Num pelotão que ainda não se encontra fechado em definitivo, a organização já recebeu o boletim de inscrição de três ProTeams – Omega Pharma-QuickStep (Bélgica), RadioShack-Leopard (Estados Unidos) e Blanco Pro Cycling (Holanda) – e da russa Katusha, segunda do Ranking Mundial de 2012 e que ainda procura ver-lhe reconhecido o direito ao estatuto ProTeam em 2013.

A Vacansoleil-DCM (Holanda) anunciou no seu sítio na Internet a composição de um forte bloco para a Volta ao Algarve.

Entre os corredores pré-inscritos por aquelas formações encontram-se nomes incontornáveis do panorama velocipédico internacional. A Omega Pharma inscreveu na Volta ao Algarve o britânico Mark Cavendish, campeão mundial em 2011 e um dos melhores sprinters da história da modalidade, o alemão Tony Martin, bicampeão mundial de contrarrelógio e vencedor da Volta ao Algarve em 2011, e o campeão francês na luta contra o cronómetro, Sylvain Chavanel.

A RadioShack-Leopard, que deverá ter o português Tiago Machado como chefe de fila, apresenta um bloco muito consistente com mais três corredores do top 100 mundial: o italiano Giacomo Nizzolo (65.º), o belga Jan Bakelants (85.º) e o alemão Andreas Klöden (94.º).

A Katusha prevê alinhar com Denis Menchov, atual campeão da Rússia de contrarrelógio e vencedor da Volta a Itália em 2009 e da Volta a Espanha em 2005 e em 2007, e com Alexandr Kolobnev, 47.º do Ranking Mundial.

A Vacansoleil-DCM será uma das favoritas ao triunfo final, pois tudo indica que chegará ao sul de Portugal com um dos coletivos mais consistentes.

Destacam-se o campeão holandês de contrarrelógio e vencedor da Volta à Dinamarca em 2012, Lieuwe Westra, o terceiro classificado da Volta a Itália em 2012 e vencedor da difícil etapa montanhosa do Passo dello Stelvio, o belga Thomas de Gendt, e o holandês Johnny Hoogerland, terceiro homem da equipa entre o top 100 mundial.

A Blanco Pro Cycling, equipa que sucede à histórica Rabobank, aposta na juventude para a Volta ao Algarve, tendo pré-inscrito um dos principais nomes da nova geração de corredores holandeses especialistas em grandes voltas, Steven Kruijswijk, e o sprinter Theo Bos, antigo campeão de pista que se converteu em corredor de estrada, tendo conseguido a primeira vitória sobre o asfalto em terras algarvias, na Prova de Abertura de 2009.

Rogério Teixeira, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, afirma: “a edição da prova para 2013 sofreu algumas alterações face aos anos anteriores, mas estão finalmente reunidas as condições para que o Algarve volte a ter um grande espetáculo desportivo que muito enriquece a região. A organização da prova estará a cargo de uma empresa privada, e é nossa firme convicção que essas alterações se vão traduzir num ‘upgrade’ da Volta ao Algarve. Queremos manter o que de bom sempre fizemos e melhorar a prova onde existe espaço para o fazer. Nas próximas semanas vamos divulgar mais detalhes sobre a Volta ao Algarve, bem como a confirmação de alguns nomes fortes”.

Comentários

pub