Querença tem mapa turístico que também cabe num telemóvel ou tablet

A partir de agora, conhecer Querença e a zona que envolve esta freguesia do concelho de Loulé será não só […]

A partir de agora, conhecer Querença e a zona que envolve esta freguesia do concelho de Loulé será não só muito mais fácil, mas também uma experiência interativa. O mapa turístico «Conhecer Querença» foi lançado neste domingo e pretende ajudar os visitantes a chegar com mais facilidade e mais informação aos pontos de interesse dentro e em torno da localidade.

Além de um grande mapa impresso e dos habituais folhetos informativos que os visitantes podem levar consigo, o mapa turístico «Conhecer Querença» foi pensado para ser utilizado nas novas plataformas, por exemplo, telemóveis de nova geração.

Qualquer pessoa que tenha um smartphone ou um tablet pode fazer o download gratuito do mapa completo, com descrições dos pontos de interesse e levá-lo consigo no seu passeio. Uma versão desta ferramenta em PDF também está disponível no site da Câmara de Loulé.

O serviço agora disponível também conta com elementos georreferenciados, nomeadamente os percursos pedestres e de BTT, bem como outra informação, disponíveis em GPS.

Aqueles que não disponham ou não queiram usar as novas tecnologias, podem conhecer o percurso na íntegra no mapa de 3 por 1,5 metros afixado no Polo Museológico da Água de Querença, onde também está sedeado um Posto de Turismo, e levar folhetos com um resumo de cada um dos pontos de interesse.

O projeto nasceu de dentro para fora, com um profundo envolvimento dos jovens do Projeto Querença, cuja participação foi fundamental para que o mapa fosse uma realidade. A proposta partiu da empresa ProActiveTour, com sede na freguesia louletana, e convenceu a autarquia de Loulé, que promoveu a ideia e tornou a ideia uma realidade.

«Propusemos à Câmara de Loulé fazer um apanhado de todos os pontos de interesse turístico que há aqui em Querença e na zona envolvente», contou ao Sul Informação João Ministro, responsável pela empresa Proactivetour.

Na base da proposta, esteve a ausência de material desta natureza e também a necessidade de dotar o Posto de Turismo de Querença «com conteúdos orientados» para a freguesia.

O vereador da Câmara de Loulé Joaquim Guerreiro reforçou a ideia de que o mapa «é um complemento ao Polo Museológico», estrutura que «não se restringe apenas à aldeia, mas que é muito virada para o exterior, para a paisagem».

«Em breve, iremos colocar à disposição dos visitantes áudio-guias, para complementar ainda mais a oferta», anunciou.  Tanto o mapa turístico como os futuros suportes em áudio «faziam parte do projeto do polo museológico», acrescentou.

«Fizemos o levantamento de todos os percursos pedestres, pontos de interesse cultural, parques de merendas, miradouros, património e da fauna e flora existentes», resumiu, por seu lado, João Ministro.

O mapa também indica percursos dentro da própria aldeia e todos os serviços de apoio ao visitante, nomeadamente de restauração e alojamento.

Foi neste ponto que os jovens do Projeto Querença, desenvolvido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro, deram o seu contributo. «O designer do Projeto Querença foi o responsável pela execução gráfica do mapa e os restantes elementos estiveram no terreno», revelou o responsável pela Proativetour.

O projeto «Conheça Querença» foi promovido pela Câmara de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia de Querença e do Polo Museológico da Água de Querença, com a execução a ficar a cargo do parceiro privado do projeto.

Comentários

pub