Línguas, multilinguismo e competências multiculturais em debate na Universidade do Algarve

Uma reunião das universidades que participam no projeto Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais – MAGICC decorre nos dias […]

Uma reunião das universidades que participam no projeto Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais – MAGICC decorre nos dias 1 e 2 de fevereiro na Universidade do Algarve.

Trata-se de um projeto financiado pela Direção-Geral da Educação e Cultura da União Europeia que agrega 9 universidades e que tem como membro associado o Conselho Europeu para as Línguas Modernas, instituição do Conselho da Europa.

As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto visam essencialmente a integração de competências multilingues e multiculturais na formação académica.

No quadro deste encontro, realizar-se-á uma sessão pública, aberta a todos os interessados, às 14h do dia 1 de fevereiro, no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1, Campus de Gambelas), que contempla a apresentação dos primeiros resultados do projeto.

Além de todos os membros, estarão, também, presentes os avaliadores internacionais do projeto.

Esta sessão contará com vários especialistas convidados, que focarão a questão da relevância da formação multilingue para a empregabilidade e para a mobilidade na Europa, dos quais se destacam, entre outros, Wolfgang Mackiewicz, presidente do Conselho Europeu das Línguas, Jacques Lanarés e Stefan Trzcielinski, vice-reitores das universidades de Lausanne e de Poznan, respetivamente, Karen Lauridsen, da universidade de Aarhus e coordenadora da rede europeia IntlUni, relativa à internacionalização das universidades.

Durante a sessão, que será presidida pelo reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, serão, ainda, apresentadas duas perspetivas diferentes sobre esta matéria, Jorge Moedas, da Lusort, falará enquanto potencial empregador, e Joel Vilaça, enquanto estudante da Universidade do Algarve.

A temática do multilinguismo e das políticas linguísticas tem vindo a ser trabalhada na UAlg desde há vários anos, o que se torna visível pela oferta formativa de unidades curriculares, pela participação em diversos projetos europeus e pela presença da UAlg na direção do Conselho Europeu das Línguas.

A Universidade do Algarve está representada neste projeto pelo professor Célio Conceição, responsável pela organização do evento.

Comentários

pub