Lagoa comemora 240 anos do concelho com música, livros e homenagem

Um espetáculo com Rita Guerra, a inauguração da exposição permanente de homenagem ao General Vasco Rocha Vieira, ou a apresentação […]

Um espetáculo com Rita Guerra, a inauguração da exposição permanente de homenagem ao General Vasco Rocha Vieira, ou a apresentação do regulamento do Concurso Escolar “240 anos do Concelho de Lagoa” são algumas das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lagoa para assinalar os 240 anos da criação deste concelho.

Assim, no dia 16 de janeiro, data em que se comemoram os 240 anos, a abertura das comemorações está marcada para as 10h00, no Auditório do Convento de S. José, com a apresentação de um vasto programa que inclui a projeção do filme “Lagoa Concelho”, de José Hermano Saraiva, a entrega da obra “História do Concelho de Lagoa” (2 volumes), de Rossel Monteiro Santos, a entrega da bandeira, símbolo gráfico das comemorações, e ainda a apresentação do regulamento do Concurso Escolar “240 anos do Concelho de Lagoa”.

No dia 19 de janeiro, no Auditório Municipal, às 21h30, terá lugar o espetáculo “Letra e Música”, música de ontem, hoje e sempre, com Rita Guerra, Tó Cruz, e Paulo Ramos.

O programa das festividades inclui ainda dois concertos no âmbito do 13º. Festival de Música Al-Mutamid: um está marcado para dia 25 (21h30), no Auditório Municipal, com Nádia Baroud, Salah Achit, Abdel Louzare, F. Depiaggi e Amaj, o outro para 16 de fevereiro, na Capela do Convento de S. José, com Masmudi Kebir Ensemble.
Segundo a Câmara de Lagoa, as comemorações incluem ainda, em abril, a inauguração da exposição permanente de homenagem ao General Vasco Rocha Vieira, que foi o último Governador de Macau e é um ilustre lagoense, enquanto em maio se prevê a apresentação pública do livro “Lagoa 240 anos de história”, de João Vasco Reis, autor de vários trabalhos históricos/documentais sobre Lagoa e outras regiões do Algarve, bem como a exposição dos trabalhos do Concurso escolar “240 anos do Concelho de Lagoa”.

No mês de maio, como vem sendo habitual, decorrerá mais uma Feira da Cidadania, da Criança e do Livro.

Além disso, entre fevereiro e dezembro, na Sala de Exposições Pintor Manuel Gamboa, no Convento de S. José, vai estar patente uma exposição documental e fotográfica subordinada ao título “Lagoa 240 anos de história”.

Comentários

pub