Junta de Freguesia de Portimão faz estudo inédito para conhecer os seus fregueses virtuais

A Junta de Freguesia de Portimão quer saber quem utiliza o seu sítio na internet, porque o faz, como o […]

A Junta de Freguesia de Portimão quer saber quem utiliza o seu sítio na internet, porque o faz, como o faz e que conteúdos gostaria de aí encontrar.

Para isso, com a ajuda de um jovem estagiário que está a concluir um mestrado na área das Políticas Públicas e do Marketing Político, esta Junta de Freguesia está a desenvolver um estudo sobre os comportamentos, as atitudes e as motivações dos cidadãos portugueses na internet.

Para fazer essa pesquisa, foram criados grupos de debate (focus groups), com cerca de oito pessoas por grupo, onde serão abordados vários assuntos relacionados com o uso da internet.

Cada sessão de debate terá a duração aproximada de 1h15 e irá realizar-se nas instalações da Junta de Freguesia de Portimão. Em princípio, as sessões terão início na próxima semana, mas as datas das sessões serão publicadas mediante as inscrições.

Quem quiser participar nestas sessões deve preencher o formulário básico que se pode ser encontrado aqui.

Ana Figueiredo, presidente da dinâmica Junta de Freguesia de Portimão, explicou ao Sul Informação que a ideia inicial foi simplesmente renovar os conteúdos do site e aprofundar a presença nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.

«Queríamos saber o que procuram as pessoas num site como o da Junta de Freguesia de Portimão, que serviços podemos oferecer-lhes online e como aumentar as visitas ao site».

«No entanto, chegámos à conclusão de que, se queríamos mais acessos ao nosso site e mais gente a aderir à nossa página no Facebook, teríamos antes de perceber o que motiva as pessoas na internet, que conteúdos procuram e o que mais precisam», acrescentou a autarca.

O estudo, que quer contar com a participação de todos os portimonenses, bastando para isso aceder ao questionário disponibilizado online e inscrever-se, terá ainda como participantes, nos tais focus groups, jovens estudantes das duas escolas secundárias de Portimão. «É um grupo etário que não está muito motivado a consultar o site da Junta e saber o que temos para oferecer».

Para isso, foram selecionadas duas turmas em cada uma das secundárias portimonenses, que deverão, entre outras coisas, «propor novas formas de aderir ao site e de como melhorar a nossa página na internet e no Facebook».

Ana Figueiredo salienta que não são apenas os jovens da freguesia os convidados para participar no estudo. «A maioria das pessoas que vêm aos nossos serviços fazem-no para pedir um atestado ou para a apresentação quinzenal no âmbito do subsídio de desemprego. Na sua maioria, estas pessoas não acedem ao nosso site ou ao nosso Facebook, seja pela sua faixa etária, seja pela sua situação social. Mas nós também queremos integrá-las neste estudo e até mostrar-lhes as vantagens de usarem a internet».

Por isso, no rés-do-chão da sede da Junta de Freguesia de Portimão, junto ao atendimento, foi colocado uma aviso a desafiar as pessoas para participar na pesquisa. «Cada pessoa pode destacar um papelinho com o endereço internet do questionário e depois, em casa, calmamente, responder ao questionário disponibilizado online», acrescentou a autarca. «Algumas pessoas podem não o fazer sozinhas, mas podem pedir ajuda aos filhos ou aos netos».

Com este estudo sobre comportamentos, atitudes e motivações na internet, inédito ao nível das Juntas de Freguesia, a autarquia de Portimão quer, sobretudo, «aproximar ainda mais os nossos serviços dos cidadãos, dos fregueses», conclui Ana Figueiredo.

Comentários

pub