Jovens do 3º Ciclo aprendem mais sobre projeto de Promoção do Habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto

As escolas EB 2,3 Dr. Garcia Domingues e EB 2,3 do Algoz acolhem no próximo dia 10 de janeiro uma […]

As escolas EB 2,3 Dr. Garcia Domingues e EB 2,3 do Algoz acolhem no próximo dia 10 de janeiro uma sessão de esclarecimento sobre a Promoção do Habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto no Sudeste de Portugal.

A ação integra-se no projeto LIFE – Natureza, cuja coordenação em Portugal está a cargo da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves e a colaboração da Associação In-Loco.

Neste dia, mais de uma centena de alunos irão, através da apresentação do projeto e da realização de um jogo de perguntas e respostas, perceber qual a importância da conservação do habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto e, simultaneamente, que as atividades extensivas que estão na origem da paisagem mediterrânica são compatíveis com a conservação destas espécies.

Da parte da manhã, a ação tem lugar na Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, em Silves, pelas 10h15, e da parte da tarde ocorre na EB 2,3 do Algoz, às 14h20.

Em Portugal, este projeto tem a duração de quatro anos, que decorrem de janeiro de 2010 a dezembro de 2013 e será implementado nas regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, nas áreas da Rede Natura aí existentes.

Co-financiado a 75% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e um orçamento global de cerca de 2,6 milhões de euros, em traços gerais este projeto pretende contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) e do abutre-preto (Aegypius monachus) no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda um vasto conjunto de outras espécies ameaçadas.

No seu âmbito prevê-se o estabelecimento de protocolos de colaboração com agentes locais, nomeadamente proprietários, gestores, agricultores e caçadores, de modo a promover a conservação da paisagem natural que serve de habitat ao lince-ibérico e ao abutre-preto; assim como sensibilizar e envolver a sociedade na conservação da Natureza e da Biodiversidade da região.

Mais informações sobre o projeto LIFE Natureza – Promoção do Habitat do Lince-Ibérico e do Abutre-Preto no Sudeste de Portugal poderão ser recolhidas em http://habitatlinceabutre.lpn.pt/.

Comentários

pub