Gabinete de Inserção Profissional de Tavira apoia centenas de desempregados

O GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Tavira já apoiou a colocação de 48 pessoas em ofertas de emprego, […]

O GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Tavira já apoiou a colocação de 48 pessoas em ofertas de emprego, sendo que treze beneficiaram da medida Estímulo 2012, três foram abrangidas pelo Programa de Estágios Profissionais e duas inseridas no Programa Impulso Jovem (Passaporte Emprego).

O GIP Tavira encaminhou também mais de uma centena de pessoas para ações de formação do IEFP e de outras entidades.

O GIP Tavira desenvolve, ainda, um trabalho de parceria no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Rosmaninho para dinamização de sessões de informação e divulgação de técnicas de procura ativa de emprego, junto da população residente nas freguesias de Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo (áreas de intervenção deste Projeto, que foi criado em setembro de 2012 para desenvolver dinâmicas sociais nos territórios atingidos pela calamidade dos incêndios ocorridos no concelho de Tavira e de São Brás de Alportel).

A Câmara Municipal de Tavira tem ao dispor dos munícipes, desde maio de 2012, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional, o qual registou, até ao momento, mais de uma centena de atendimentos a desempregados, bem como a participação de setecentas pessoas em sessões coletivas de apoio ao emprego.

A abertura deste Gabinete resultou de uma candidatura apresentada pelo Município ao IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional e tem como missão apoiar jovens e adultos na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita articulação com o Serviço de Emprego de Vila Real de Santo António.

Cabe ao GIP facultar informação profissional aos jovens e adultos desempregados; apoiar a procura ativa de emprego; acompanhar os utentes em fase de inserção ou reinserção profissional; divulgar ofertas de emprego; promover as medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; difundir programas comunitários que fomentem a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; motivar a participação em ocupações temporárias e em atividades de voluntariado.

«Face ao panorama atual do país, os Gabinetes de Inserção Profissional assumem um papel preponderante, na medida em que, através de uma filosofia de atuação baseada na proximidade com os utentes, funcionam como espaços que proporcionam aconselhamento personalizado, atuando no sentido de munir os desempregados de ferramentas que lhes permitam assumir uma atitude pró-ativa», salienta a autarquia, em nota de imprensa.

Em novembro de 2012, os Centros de Emprego do Algarve registaram 34.355 desempregados, sendo 1.741 do concelho de Tavira (966 homens e 775 mulheres).

Para mais informações e aconselhamento deverão os interessados dirigirem-se ao GIP Tavira, na Rua da Liberdade, n.º 62 (Edifício Irene Rolo), de segunda a sexta-feira, entre as 09h00-12h30 e as 14h00-17h30.

Comentários

pub