Finalgarve apresenta “Projeto Ambiental” para a Lagoa dos Salgados

A Finalgarve, a empresa promotora do megaempreendimento previsto para a área da Praia Grande, vai fazer, no dia 4 de […]

A Finalgarve, a empresa promotora do megaempreendimento previsto para a área da Praia Grande, vai fazer, no dia 4 de fevereiro, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Silves, uma apresentação sobre um denominado “Projeto Ambiental” para a Lagoa dos Salgados.

Esta apresentação ocorre poucas semanas depois de o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território ter anunciado que decidiu submeter a avaliação de impacte ambiental o projeto turístico que organizações não-governamentais temem que vá destruir a Lagoa dos Salgados, no Algarve.

Este anúncio foi feito no mesmo dia em que a Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados entregou em Lisboa, ao ministério de Assunção Cristas, a petição online com mais de 20 mil assinaturas contra esse grande empreendimento turístico.

O projeto da Finalgarve para a Praia Grande, no litoral de Silves, foi anunciado no ano passado como um investimento de 232 milhões de euros, que prevê a construção de três unidades hoteleiras, cinco aldeamentos turísticos, espaços comerciais e um campo de golfe de 18 buracos.

Do outro lado da Lagoa dos Salgados, já no concelho de Albufeira, jaz ao abandono, entre lixo, obras por acabar, jardins abandonados e centenas de palmeiras secas, um outro grande empreendimento turístico que faliu, a Herdade dos Salgados, promovida pelo Grupo CS Hotéis, mas agora nas mãos do BES.

Os membros da Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados – que integra organizações não-governamentais de ambiente (SPEA, Almargem, Liga para a Proteção da Natureza, A Rocha, Quercus, Aldeia), empresas de turismo de Natureza e pessoas particulares – temem que esta situação se venha a repetir do outro lado da zona húmida, com o novo empreendimento.

Comentários

pub