Filipa Silva promete ser «Dama de Ferro» na liderança da associação académica

Filipa Silva tomou posse esta semana como presidente da Direção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), numa […]

Filipa Silva tomou posse esta semana como presidente da Direção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), numa cerimónia que decorreu no Teatro Lethes, em Faro, e também serviu para empossar todos os eleitos nas eleições que decorreram em dezembro de 2012.

A nova presidente da AAUAlg avisou, no seu discurso, que a academia deve preparar-se para «uma Dama de Ferro, com uma equipa de aço».

A referência à «Dama de Ferro», epíteto associado à antiga Primeira-Ministra britânica Margaret Thatcher, tem a ver com o facto de também Filipa Silva ser a primeira mulher a ocupar o lugar mais destacado da AAUAlg.

2013 será, de resto, um ano marcadamente feminino na instituição, já que Rita Correia foi empossada,  na mesma cerimónia, presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAUAlg.

A defesa «intransigente» dos estudantes, nomeadamente aqueles a quem a crise está a afetar mais, foi o principal compromisso que Filipa Braz da Silva assumiu no seu discurso.

Os estudantes serão auscultados, frequentemente, em temas que a todos dizem respeito, «aproximando mais toda a comunidade estudantil». A nova direção também pretende «uma cooperação saudável com todas as estruturas da Universidade do Algarve e estreitar a relação com a Câmara Municipal de Faro», segundo revelou numa nota de imprensa a AAUAlg.

A nova dirigente máxima da AAUAlg considerou que «a universidade é dos professores e dos alunos, é de Faro e de Portimão, mas é sobretudo do Algarve e a região terá de se unir para a defender».

Quanto à situação financeira que a associação atravessa, Filipa Silva disse ter consciência dos desafios que ela e a sua equipa irão enfrentar e que o equilíbrio das contas da Associação Académica, iniciado no mandato de 2012, só estará concluído no final de 2014, garantindo uma atitude responsável «respeitando o futuro da instituição».

Filipa Silva entrou, saiu Pedro Barros, que no seu discurso de despedida lamentou «a falta de estratégia para captar novos mercados, para consolidar a nossa mão-de-obra qualificada e voltar a dar esperança aos jovens».

A Tomada de Posse dos órgãos sociais da AAUAlg foi marcada por outras novidades, como a escolha do local para a sua realização, o centenário teatro farense, e o reconhecimento público feito a duas personalidades externas à instituição.

Idelberto Dores, que se aposentou recentemente do seu cargo de funcionário da Câmara de Faro, onde foi um autêntico “faz tudo” e garante de apoio logístico às associações e entidades do concelho em inúmeras ocasiões, e o administrador dos Serviços da Ação Social da UAlg Amadeu Cardoso são agora sócios honorários da AAUAlg.

Comentários

pub