Exposição de Otelo Fabião «Interface Makonde» apresenta trabalho etnográfico de Viegas Guerreiro em Moçambique

A exposição de Otelo Fabião “Interface Makonde” – Construções sobre algumas fotografias do povo Maconde de Manuel Viegas Guerreiro, vai […]

A exposição de Otelo Fabião “Interface Makonde” – Construções sobre algumas fotografias do povo Maconde de Manuel Viegas Guerreiro, vai estar patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, de 12 de janeiro a 30 de março.

Com curadoria de Nuno Faria, esta exposição marca o encontro entre os imaginários de dois algarvios do mundo, dois nómadas do pensamento: Manuel Viegas Guerreiro, natural de Querença, proeminente etnólogo e antropólogo português, cujo trabalho de campo em Moçambique junto do povo Maconde se constitui como pano de fundo desta exposição, e Otelo Fabião, artista contemporâneo, natural de Loulé, baseado entre Loulé e Londres, cujo trabalho, ativado por uma atenta e intensa recolha de objetos encontrados na prática do quotidiano, circula livremente entre o objeto, o desenho, a escultura, a escrita, a deriva, etc.

No espaço da Galeria do Convento do Espírito Santo, entram em diálogo as fotografias a preto e branco de Manuel Viegas Guerreiro, prolongamento visual dos cadernos de campo que consubstanciavam as incursões ao lugar dos Maconde, e os objetos, desenhos e documentos de Otelo Fabião, que constituem um sobrevoo sensorial, objetual e intelectual ao universo dos Maconde e de um conjunto de questões operativas relacionadas com a aproximação ao outro, ao distante, ao estranho. História, utopia, tempo linear versus tempo circular, forma versus energia, crença, mito, ritual, transformação, metamorfose, vida e morte, são alguns dos temas convocados pelo trabalho de Otelo Fabião.

Em período de celebração do centenário do nascimento de Manuel Viegas Guerreiro, espera-se que esta exposição nos ilumine acerca da contemporaneidade do trabalho do etnólogo português e a utilidade que podem ter para as gerações atuais e vindouras.

A exposição inaugura às 19h00. O horário de visita é o seguinte: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e ao sábado, das 9h00 às 16h00.

Comentários

pub