Exposição MOBILEHOME [articular] Território mostra-se no CECAL de Loulé

A Exposição MOBILEHOME [articular] Território, onde serão apresentados os trabalhos realizados no âmbito da edição de 2012, e que terá […]

A Exposição MOBILEHOME [articular] Território, onde serão apresentados os trabalhos realizados no âmbito da edição de 2012, e que terá curadoria de Nuno Faria e João Soares, abre amanhã e pode ser vista até 30 de março, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (CECAL), no Parque Municipal desta cidade.

O projeto MOBILEHOME – Escola de arte experimental, independente e nómada, dedicou a quarta edição, realizada de 13 a 19 de agosto de 2012, ao tema [articular] território, reunindo um grupo de pessoas que na sua maioria têm vindo a desenvolver os seus projetos na região do Algarve em áreas como o design, a fotografia, a antropologia ou a gastronomia.

A característica comum desses projetos é de estabelecerem uma relação forte como o lugar e de, através da microescala, reativar as potencialidades inigualáveis deste território, procurando traços de união e de continuidade entre a tradição e a contemporaneidade, identidade e multiculturalidade.

Trata-se de reverter um paradigma de resto já ultrapassado que se baseia numa relação de superficialidade e de alheamento com o lugar para propor uma nova forma de habitar e de construir articulações no território.

Não é estranho, por isso, que a gastronomia tenha sido o fulcro do projeto desta edição e que tenha sido em torno de vários projetos exemplares de uma articulação com o lugar – no campo da agricultura, da produção de azeite, vinho ou perfumes, por exemplo –, que o trabalho do Workshop e as conversas abertas ao final da tarde se tivessem debruçado.

O grupo de trabalho que integra a Exposição é composto por Albio Nascimento e Kathi Stertzig, Maria Archer, Eglantina Monteiro, Gonçalo Guerreiro, Jennifer Gomes, Joana & Mariana, João Rei, João Soares, Miguel Cheta, Milita Doré, Nuno Faria, Sandra Nobre (observadora), Vasco Célio, Chef Guy Doré (participação especial).

A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A entrada é livre.

Comentários

pub