Exposição de modelismo naval “Barcos com História” mostra-se na EMARP em Portimão

“Barcos com História”, de João das Neves, é a exposição de modelismo naval patente no espaço público de Atendimento da […]

“Barcos com História”, de João das Neves, é a exposição de modelismo naval patente no espaço público de Atendimento da EMARP, em Portimão, até ao próximo dia 8 de fevereiro.

João das Neves, o quinto dos dez filhos de um mestre de terra e mestre de traineiras, nasceu no dia 25 de Março de 1949 na praia de S. Roque, o verdadeiro nome da parte ocidental da Meia-Praia, em Lagos.

Aprendeu a nadar com 6 anos, antes ainda de aprender a ler e a escrever. Com 11 anos, o pai ensinou-lhe a fazer nós e remendar as redes, nas férias escolares. Mas, à noite, ia escondido nos barcos de pesca, a sua grande paixão.

Estudou na Escola Técnica local, mas, no dia a seguir ao seu 14º aniversário, obteve a cédula marítima. E, no dia seguinte, João das Neves embarcava numa traineira como «moço», equivalente ao estagiário de hoje. Ao longo de 37 anos na pesca, obteve cartas de arrais, mestre de redes e mestre de pesca.

A sua vida foi passada dentro de navios e embarcações, em vários tipos de pesca e, mais tarde, na atividade marítima-turística. Tem uma enorme paixão pelo mar, que diz ter bebido misturado com o leite materno.

É um estudioso de barcos, redes e artes de pesca de todos os tipos. E, com a idade, foi dando corpo a uma arte que vivia em si, desde a mais tenra idade: fazer barcos em miniatura. Pode dizer-se que João das Neves não poderia viver três dias sem estar agarrado às suas embarcações, em diversas fases de construção.

s barcos em exposição representam diversas épocas e regiões de Portugal e são rigorosamente feitos à escala, em madeira de pinho alemão e aglomerado de cortiça branco maciço. As velas são talhadas e cosidas à mão. Artesão puro, usa apenas facas, pequenas serras, grosas, limas, agulhas de remendar. Nem utiliza berbequim, fazendo os furos com arames em brasa.

Com o mar dentro de si, João das Neves vive atualmente entre Barão de S. Miguel e Barão de S. João. Vale a pena visitar esta exposição e «sentir» a paixão e o saber que passaram do artista para as suas obras maravilhosas.

Comentários

pub