Estacionamento no Mercado de Faro passa para a autarquia e fica mais barato

O Parque de Estacionamento subterrâneo do Mercado Municipal de Faro (MMF) vai passar a ser gerido pela empresa municipal que […]

O Parque de Estacionamento subterrâneo do Mercado Municipal de Faro (MMF) vai passar a ser gerido pela empresa municipal que gere o espaço comercial tradicional da capital farense. A empresa que explorava o parque rescindiu contrato «por questões operacionais» e a primeira medida do Mercado Municipal de Faro foi implantar «um tarifário diferente e mais atrativo».

Numa nota de imprensa, a Câmara de Faro revelou que a partir de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o parque de estacionamento passa oficialmente para as mãos do MMF, ainda que esta seja uma situação que se quer temporária. No mesmo dia entra em vigor o novo tarifário.

«Das alterações importa reter que a primeira hora de utilização será gratuita e que a partir daí a cobrança será feita em frações de 15 minutos, sendo que, a título de exemplo, quem utilizar o estacionamento durante 2 horas paga 80 cêntimos no horário noturno e 1,15 euros se for no horário diurno», revelou autarquia.

A assumção da resposabilidade pelo parque, numa altura de crise aguda, deveu-se ao fascto de a empresa municipal farense considerar que «se trata de um equipamento imprescindível às atividades que se desenrolam no edifício do Mercado».

«Cientes das dificuldades que a suspensão deste serviço poderia acarretar à comunidade, deliberou a Administração da Mercado Municipal de Faro E.M. (MMF) assumir a sua exploração, em regime transitório, até ao lançamento de concurso público para adjudicação do mesmo», disse a autarquia.

Com as mudanças no tarifário, que não só diminuem os encargos para os utentes como tornam universal a primeira hora gratuita (antes esta benesse era apenas dada aos que consumissem mais de 10 euros no supermercado existente no edifício), a empresa pública espera contribuir «para uma maior procura do parque e das atividades económicas que decorrem neste edifício».

Comentários

pub