Empreendedorismo com sabores algarvios inspira primeira Beta Talk de 2013

A primeira Beta Talk do novo ano tem como convidados dois empreendedores que partilham a paixão pela terra e que […]

A primeira Beta Talk do novo ano tem como convidados dois empreendedores que partilham a paixão pela terra e que fazem de alguns produtos desde sempre ligados às tradições gastronómicas algarvias a base dos seus negócios.

Assim, no dia 16 de janeiro, pelas 19h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, estarão à conversa Hélder Madeira, o único produtor de azeitonas de mesa do Algarve, e Sérgio Silva, da Quinta do Barranco, que aposta em especial na criação de caracóis.

Conhecido como o “Hélder da Azeitona”, em jovem Hélder Madeira recebeu um convite para trabalhar num lagar de azeite, onde adquiriu o gosto pelo segredo milenar da conserva da azeitona apenas com sal, segredo trazido pelos árabes para a região.

Desde 1986, gere um negócio familiar, uma das maiores unidades industriais de transformação de azeitona do país e a única no Algarve (http://www.heldermadeira.com/empresa.html), que oferece aos consumidores azeitona de cura natural, só com sal e ervas aromáticas.

Em abril de 2010, depois de um tornado destruir a fábrica, reergueu o seu sonho e desse modo garantiu a sobrevivência de centenas de famílias que, através deste negócio, escoam atualmente toneladas de “maçanilha” algarvia para consumo na região e também destinada à exportação, em pequena escala.

Por seu lado, Sérgio Silva tem formação em Engenharia de Sistemas Decisionais e iniciou o seu percurso profissional pela programação e pela consultadoria em Lisboa. De regresso ao Algarve em 2000, assumiu durante sete anos a direção de uma cadeia de supermercados.

A necessidade de criar e de empreender algo que o realizasse e ao mesmo tempo lhe desse retorno financeiro levou-o a abraçar, em 2008, o projeto da Quinta do Barranco (http://www.quintadobarranco.com/), onde se dedica à citricultura, apostando particularmente na helicicultura, ou seja, a criação de caracóis, tendo como objetivos futuros a diversificação da produção e a internacionalização.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação na Beta Talk é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição obrigatória em http://beta-talk-janeiro2013.eventbrite.com/, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

Entre as duas talks com os convidados, e antes do wine-break, terá lugar um Beta-Pitch Corner para que os participantes possam apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

Esta Beta Talk conta com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Portimão integra a rede nacional de cidades associadas à Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e que promove nos dias 16 de cada mês Beta Talks em Braga, Ponta Delgada, Lisboa, Setúbal, Aveiro, Oeiras, Porto, Évora e Coimbra.

Comentários

pub