Docente da Universidade do Algarve é o novo presidente da Associação Nacional de Designers

António Lacerda, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, tomou posse como presidente da […]

António Lacerda, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, tomou posse como presidente da Associação Nacional de Designers (AND), cargo que ocupará nos próximos dois anos.

Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL) e docente, desde 2006, do Curso de Design de Comunicação da UAlg, é graças ao seu percurso profissional, académico e à sua capacidade empreendedora que assume o cargo de presidente desta associação.

Dos dezoito objetivos propostos pela lista encabeçada por António Lacerda, destacam-se a realização anual de um Encontro Nacional de Design; o desenho e a implementação de uma nova Identidade Visual para a AND e de uma plataforma de comunicação digital; a integração da AND em Comunidades Internacionais de Apoio ao Design; e o agendamento de reuniões com partidos políticos com assento parlamentar, Ministro da Educação e Ciência e Agência de Acreditação de cursos (A3ES), tendo em vista a regulamentação da atividade, a defesa da relevância da profissão e o debate acerca da quantidade, natureza e qualidade dos cursos de Design ministrados em Portugal. A deslocalização da sede para o Algarve, o estabelecimento de parcerias e protocolos com instituições públicas e privadas e uma maior aposta na comunicação, em geral, e nas redes sociais, em particular, são, ainda, outras metas que esta nova equipa pretende atingir.

 

Sobre a Associação Nacional de Designers

 

Foi em 1975 que a formação superior em Design apareceu em Portugal, graças à abertura no ensino público do curso da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL).

Durante os vinte e oito anos seguintes, foram cerca de dez mil os profissionais que terminaram as suas licenciaturas nas diferentes instituições de ensino de Design, pelo que se tornou urgente a criação de uma associação que defendesse os interesses em questão e que analisasse e debatesse, detalhadamente, os condicionalismos, a ética e as condutas deontológicas da profissão.

E isto porque, além de se tratar de uma atividade nova e desprotegida legalmente, adivinhava-se a relevância que poderia ter nos âmbitos político, social e económico, se devidamente potenciada e regulamentada.

Assim, a constituição da AND acaba por acontecer, em 2003, pretendendo não só proteger os profissionais de Design e conseguir o reconhecimento e a institucionalização da profissão, mas também defender/orientar estes profissionais, em instituições públicas ou privadas, no âmbito da legislação aplicável.

 

Quem é António Lacerda

 

Nascido em 1973, António Lacerda é designer de comunicação visual desde 1996. Investigador em Design e docente no Curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC-UAlg), é, desde 2011, doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde também integra o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) na área científica de Arquitetura, Urbanismo e Design, pós-graduado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD Matosinhos), tem participado em conferências nacionais e internacionais e publicado artigos sobre Identidade, Marcas Gráficas e Imagem Institucional. Foi responsável pela coordenação do redesign de toda a Identidade Visual da Universidade do Algarve em 2011/2012 e faz ainda parte do seu grupo de Empreendedorismo.

Do seu curriculum, destaca-se, ainda, a participação vitoriosa no Concurso Ideias em Caixa 2010, organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, UAlg e CGD, da qual resultou a criação do projeto DesignThinking.

A organização de exposições com trabalhos dos seus alunos e de duas muito bem-sucedidas edições do Algarve Design Meeting são outras das suas inúmeras iniciativas a salientar.

Comentários

pub