Concelho de Faro brinca ao Carnaval com desfiles, bailes e eco-máscaras

O concelho de Faro prepara-se para receber o Carnaval com muita animação. Os festejos decorrem de 5 a 12 de […]

O concelho de Faro prepara-se para receber o Carnaval com muita animação. Os festejos decorrem de 5 a 12 de fevereiro e dividem-se por várias iniciativas em todo o concelho, com destaque para o habitual Desfile de Carnaval organizado pela autarquia, que se realiza no dia 12 de fevereiro, às 16h30, no Jardim Manuel Bivar.

De 5 a 8 de fevereiro, a Biblioteca Municipal convida as escolas e outros grupos a prepararem os festejos de carnaval através da construção de Eco-máscaras com materiais reutilizáveis.

Esta iniciativa é realizada em parceria com a Fagar e tem como público-alvo crianças dos jardins de infância e primeiro ciclo.

No dia 8 de fevereiro pelas 10h00 tem início o Desfile de Carnaval Infantil que este ano conta com a participação de cerca de 2000 crianças dos jardins de infâncias e escolas de ensino básico.

A concentração das crianças tem como ponto de encontro o Jardim Manuel Bivar onde se inicia o desfile que percorrerá a Rua de Santo António culminando na Pontinha, local onde desfilarão individualmente cada umas das escolas até às 12 horas.

No dia 9, sábado, às 16h00 “As histórias em família”, atividade desenvolvida na Biblioteca Municipal, escolheu o tema das eco-máscaras para meter filhos dos 4 aos 8 anos a fazer máscaras de carnaval com os pais. É uma atividade gratuita (mas sujeita a marcações prévias) também em parceria com a Fagar.

De 9 a 12 de fevereiro é a vez dos foliões de Santa Bárbara de Nexe e dos Gorjões brincarem ao carnaval. No sábado (dia 9) dá-se o ponto alto das comemorações às 15h00 com o início do cortejo na principal Avenida de Santa Bárbara de Nexe. Nos dias 9, 10, 11 e 12 as noites vão ser também de muita animação no Salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara com os já tradicionais bailes de carnaval. Estas atividades são organizadas pela Associação Nexense e pelo Clube Recreativo e Cultural Gorjonense e conta com o apoio da autarquia e da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Ainda no dia 9, a tradição carnavalesca regressa à cidade de Faro com mais uma edição do “Baile de Carnaval do Club Farense”. A Banda fora D’horas e o DJ Pedro Pargana estão encarregues de animar a noite.

A população da Bordeira saúda também o Carnaval com o típico desfile que se realizará no dia 10 de fevereiro às 15 horas. Nesta localidade realizam-se ainda os bailes de carnaval na Sociedade Recreativa Bordeirense que recebe os foliões nos dias 10 e 11 de fevereiro.

No dia 12 de fevereiro tem início às 16h30 no Jardim Manuel Bivar o já habitual Desfile de Carnaval organizado pela autarquia onde se estima a participação de cerca de 200 pessoas mas os interessados ainda podem inscrever-se (inscrições online em http://www.cm-faro.pt/destaques/4130/desfile-de-carnaval.aspx)

Comentários

pub