Centro de Convívio de Parises será inaugurado no Dia de Reis

O Centro de Convívio de Parises, em São Brás de Alportel, vai ser inaugurado no domingo, Dia de Reis, às […]

O Centro de Convívio de Parises, em São Brás de Alportel, vai ser inaugurado no domingo, Dia de Reis, às 15 horas, menos de um ano depois de a obra ter sido consignada pela autarquia.

Este centro, destinado a apoiar a população sénior desta zona da Serra do Caldeirão, resultou da recuperação do edifício da antiga Escola Primária local. Para garantir o seu funcionamento, foi encetada uma forte parceria institucional com a Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão (ISSC).

Integrada no Plano de Desenvolvimento Social e considerada prioritária pelo Conselho Local de Ação Local de São Brás de Alportel, esta obra empreendeu trabalhos de ampliação e adaptação no antigo edifício da escola primária, criando um novo espaço com várias soluções de acessibilidade, totalmente adaptado à sua nova missão de promover a saúde e bem-estar dos idosos da zona serrana do município de São Brás de Alportel.

O centro servirá como um complemento ao serviço de apoio domiciliário prestado pela SSC) na continuidade do trabalho ao nível da alimentação, higiene pessoal e habitacional e como espaço de convívio intergeracional, com a promoção de várias atividades dirigidas à população mais idosa daquela comunidade.

Atividades que serão dinamizadas em conjunto pelos vários parceiros deste projeto, nomeadamente a Câmara de São Brás de Alportel, a ISSC e o Contrato Local de Desenvolvimento Social, Plano LARA – Intervenção Social após-incêndio de São Brás de Alportel, criado no seguimento do fogo que assolou esta e outras localidades vizinhas no verão passado.

A obra custou perto de 67 mil euros e foi financiada a 75 por cento por fundos comunitários ao abrigo do Subprograma 3 do PRODER «Dinamização das áreas rurais – ação de serviços básicos para a população rural».

A inauguração do centro é uma iniciativa inserida na Festa dos Reis que a autarquia sambrasense vai promover e contempla, além da cerimónia oficial, um período de animação musical.

Comentários

pub