Mais investigadores do CCMAR partem rumo à Antártida

Há precisamente um ano, Adelino Canário e Pedro Guerreiro fizeram o mesmo percurso para integrar uma expedição de quase dois […]

Há precisamente um ano, Adelino Canário e Pedro Guerreiro fizeram o mesmo percurso para integrar uma expedição de quase dois meses, durante a qual desenvolveram várias experiências para estudar a adaptação dos peixes às alterações climáticas. Desta vez, Bruno Louro, também investigador neste Centro, junta-se a Pedro Guerreiro para a viagem até à Base Polaca Henrik Arctowski na Ilha de King George.

Os dois investigadores do CCMAR partem esta semana e vão dar seguimento aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Fishwarm, integrado no Programa Polar Português (PROPOLAR).

Este projeto do CCMAR tem como objetivo estudar as adaptações dos peixes antárcticos às alterações climáticas. Estes evoluíram durante mais de 25 milhões de anos num ambiente estável de temperaturas muito baixas e salinidade praticamente constante, desenvolvendo adaptações fisiológicas e comportamentais próprios, como por exemplo um baixo metabolismo, proteinas anti-congelantes, falta de hemoglobina, uma reduzida resposta ao stress e um sistema renal sem aparelho filtrador (glomérulo).

A subida de temperatura global pode ter um impacto importante no ambiente em que estes peixes habitam, quer pelo seu efeito direto nos peixes, quer pelo surgimento de zonas aquáticas de baixa salinidade originadas pela fusão do gelo marinho e pelo escoamento dos glaciares. Especificamente, na Península Antártica, a área de estudo, as águas superficiais aqueceram em quase 3 graus nos últimos 50 anos.

Como conseguem os peixes antárticos que habitam as zonas costeiras lidar com estas duas mudanças é a pergunta à qual este projeto tenta responder.

Comentários

pub