Capitais Europeias da Cultura: Adeus Guimarães, olá Marselha e Košice!

As cidades de Marselha (França) e Košice (República Eslovaca) são as novas Capitais Europeias da Cultura em 2013. A cerimónia […]

As cidades de Marselha (França) e Košice (República Eslovaca) são as novas Capitais Europeias da Cultura em 2013.

A cerimónia pública de abertura da capital da cultura, em Marselha, terá lugar a 12 de Janeiro e contará com a participação do presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso.

A Comissária da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude Androulla Vassiliou abrirá por seu lado, dia 19 de Janeiro, as iniciativas culturais em Košice.

A Capital Europeia da Cultura é um dos eventos culturais mais prestigiados da Europa. De uma vasta lista de cidades que se candidatam para acolher o evento são seleccionadas por ano apenas duas.

Cada Capital é selecionada com base num programa cultural, que tem de incluir uma dimensão europeia, ter a capacidade de envolver o público, ser atrativo a nível europeu e contribuir para o desenvolvimento a longo prazo da cidade.

Em 2012, Guimarães e Maribor (na Eslovénia) foram as Capitais Europeias da Cultura.

Após Marselha e Košice, em 2013, as futuras Capitais Europeias da Cultura serão Riga (Letónia) e Umeå (Suécia), em 2014. Mons (Bélgica) e Plzeň (República Checa) ostentam o título em 2015, e Donostia-San Sebastián (Espanha) e Wrocław (Polónia) em 2016.

Comentários

pub