Candidaturas para o curso de Medicina da UAlg abertas até dia 4 de fevereiro

As candidaturas para o Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve para o ano letivo de 2013/14 estão abertas […]

As candidaturas para o Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve para o ano letivo de 2013/14 estão abertas até ao dia 4 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira a instituição.

Este é uma oportunidade que se abre pela quinta vez e, tratando-se de um curso de mestrado, é apenas aberto a quem já seja detentor de uma licenciatura numa área afim à medicina, as quais podem ser consultadas no site do Departamento de Medicina da instituição, bem como as demais informações necessárias à candidatura e o respetivo formulário.

 

Sobre o Curso de Medicina da UAlg

O Mestrado Integrado em Medicina da UAlg é um curso de 4 anos letivos, com 40 semanas cada e está desenhado para formar médicos com um perfil bem definido em três vertentes: Conhecimentos, Atitudes e Aptidões Práticas.

A aquisição de conhecimentos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais (PBL) através de duas tutoriais semanais, de 3 horas cada, em grupos de 8 alunos, cada grupo assistido por um tutor.

A autoaprendizagem é uma pedra angular deste sistema de formação. Os estudantes não são “ensinados” mas são antes ajudados a aprender num ambiente de equipa que aproveita as sinergias decorrentes das formações prévias dos estudantes.

Através deste processo adquirem-se hábitos importantes que marcarão a futura vida profissional por uma atitude de constante atualização de conhecimentos.

A aprendizagem das bases da comunicação entre doente e médico, a aprendizagem das competências para fazer a história clínica e o exame físico do doente, a aprendizagem dos princípios da terapêutica e do receitar e a aprendizagem dos princípios da ética clínica faz-se predominantemente no contexto da Medicina Geral e Familiar.

As aptidões práticas são aprendidas inicialmente em modelos anatómicos e de simulação clínica desenhados para o efeito, existentes no campus universitário, sob a orientação de especialistas clínicos. A par dessa formação haverá também a formação adquirida através do contacto com situações reais, quer em Centros de Saúde, quer em Hospitais.

Comentários

pub