Câmara cria Prémio Municipal de ideias de negócio «Monchique Criativo e Empreendedor»

A Câmara Municipal de Monchique anunciou hoje a criação do prémio de ideias de negócio «Monchique Criativo e Empreendedor», uma […]

A Câmara Municipal de Monchique anunciou hoje a criação do prémio de ideias de negócio «Monchique Criativo e Empreendedor», uma iniciativa que visa a captação de ideias de negócio e o desenvolvimento do espírito de iniciativa de natureza empreendedora, neste concelho serrano.

Este prémio pretende «estimular a capacidade de iniciativa e criativa dos empreendedores, para o desenvolvimento de ideias de negócio, visando a criação de empresas, de forte conteúdo de inovação de pequena escala, na área de comércio e serviços, que contribuam no futuro para o crescimento da economia local, assumindo-se assim, como uma iniciativa de referência na região, na área do empreendedorismo», acrescenta a autarquia.

A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara Rui André e aprovada na reunião do executivo desta terça-feira, 22 de janeiro, prevendo a criação de um prémio no montante de 2.500 euros, a serem transferidos para o vencedor em duas fases: a primeira no dia da sessão final em que são conhecidos os vencedores e a outra aquando da entrega na Câmara Municipal da Declaração de Início de Atividade no prazo de um ano.

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, «esta iniciativa pretende também desafiar os jovens e a comunidade em geral para um olhar criativo sobre o potencial de crescimento do concelho e da grande variedade de produtos de qualidade e que podem ser geradores de potenciais ideias de negócio, criando emprego e gerando riqueza para o concelho».

O autarca acrescenta que «o prémio “Monchique Criativo e Empreendedor” vem assim despertar o potencial criativo e espírito empreendedor desta população que já tem dado provas nesse sentido».

O edil aponta os casos «dos produtos tradicionais como os enchidos e a aguardente de medronho, tradições seculares no concelho e que são hoje importantes actividades económicas com um acréscimo de produção nos últimos anos».

Rui André acrescenta que este prémio pretende ser «uma ferramenta de alavancagem de ideias que tem subjacente também o desenvolvimento e a sua concretização».

Na recente sessão de apresentação pública do Proder, no passado dia 17 de janeiro, «verificámos que existe muita gente com ideias muito interessantes que necessitam de estímulos, no caso, locais, para colocarem no terreno as suas vontades que se transformarão, estou certo disso, numa vantagem competitiva e refuncionalização sócio económica deste território, nas suas vertentes produtiva e turística».

O edil diz ainda que «está também prevista uma sessão final de apresentação da ideia e do negócio em si, para a qual convidaremos investidores, entidades financeiras, “business angel’s”, entre outros, para que se constitua outro tipo de apoio ao investimento».

«Numa altura em que os próximos apoios comunitários apontam para um incentivo ao investimento privado, devem os municípios, cada vez mais, estar ao lado de quem quer fazer e de quem tem espírito empreendedor e em Monchique esta tem sido uma boa prática consolidada no Gabinete “Monchique Invest”, ao serviço da população, e também um importante agente de comunicação e apoio ao investimento», rematou o autarca de Monchique.

 

Conheça aqui o Regulamento do prémio

Inscreva-se aqui no prémio

 

 

Comentários

pub