Câmara de Lagoa promove concurso literário escolar sobre os 240 anos do concelho

O 240º aniversário da criação do Concelho de Lagoa, que se assinala no dia 16 de janeiro de 2013, motivou […]

O 240º aniversário da criação do Concelho de Lagoa, que se assinala no dia 16 de janeiro de 2013, motivou a Câmara local a promover um concurso literário destinado aos alunos das escolas do município.

O concelho foi criado no dia 16 de janeiro de 1773, por desanexação do termo de Silves, face à distribuição administrativa promovida por Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, primeiro ministro do reino e de D. José I, que assinou o respetivo alvará régio.

A Câmara Municipal de Lagoa considera que a história deste evento «serviu para fundar a nossa identidade local, regional e nacional» e «deve ser alicerçada através do conhecimento pelos mais novos, no caso os jovens estudantes», por isso «achou ser oportuno promover um concurso literário, na base da história local, entre a comunidade discente escolar, com o ativo apoio do corpo docente, no sentido da aprendizagem através do reavivar do conhecimento da história do concelho».

Como objetivo do projeto também está o «incutir nos jovens estudantes o interesse pela investigação, pesquisa e conhecimento da história portuguesa na envolvência da participação integrada, responsável e democraticamente interveniente daqueles que, sendo jovens hoje, serão os homens e mulheres do amanhã e, porventura, os responsáveis pela defesa dos interesses do Concelho e da sua população».

Este concurso escolar tem, ainda, o objetivo de «dinamizar atividades transversais aos diferentes níveis de ensino da comunidade educativa e contribuir para o desenvolvimento de valores e atitudes adequados à formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática».

O concurso irá culminar com uma exposição, procurando combinar aspetos da história e da ciência com temas atuais, dirigida ao público escolar, de modo a torná-la numa visita inesquecível num futuro próximo dos jovens.

A apresentação dos trabalhos deve ter «a profundidade suficiente para o completo esclarecimento do visitante da exposição, por isso a sua elaboração deverá ser feita a pensar na resposta ao tema: 240 Anos do Concelho de Lagoa».

O concurso visa selecionar e premiar os melhores trabalhos originais, de acordo com os objetivos, sendo os trabalhos avaliados de acordo com os seguintes critérios:

– Adequação dos trabalhos ao tema;
– Competências históricas evidenciadas;
– Originalidade;
– Criatividade;
– Qualidade da apresentação.

Serão admitidas a concurso candidaturas individuais e/ou de grupo, devendo cada candidatura ter um professor responsável .

Para efeitos de apreciação e atribuição de prémios, serão considerados os seguintes escalões:

1º Escalão – 1º Ciclo do Ensino Básico (4º ano)
2º Escalão – 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos)
3º Escalão – 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º. e 9º. Anos)
4º Escalão – Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos)

Comentários

pub