Biblioteca de Loulé acolhe apresentação de livro sobre Guitarra Portuguesa

O livro «Arranjos e Transcrições de Solos para Guitarra Portuguesa», de Renato Corte-Real, vai ser apresentado no sábado, às 16 […]

O livro «Arranjos e Transcrições de Solos para Guitarra Portuguesa», de Renato Corte-Real, vai ser apresentado no sábado, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Loulé. A sessão tem entrada livre.

Renato Corte-Real é professor de guitarra portuguesa na Escola de Artes de Sines e professor de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve, e explora a guitarra portuguesa como instrumento solista.

Raramente a guitarra portuguesa surge a solo, desprovida de qualquer instrumento acompanhador, sendo também difícil encontrar repertório escrito para este instrumento.

O que este livro acrescenta, para lá de um alargamento desse repertório erudito, é um conjunto de arranjos instrumentais a partir de canções populares de outros países, incluindo apenas duas canções portuguesas.

Permite também ao leitor uma melhor compreensão, e até liberdade para improvisação, e poderá servir para usar a guitarra portuguesa numa outra função também pouco habitual, a de acompanhar um instrumento melódico em duo, funcionando como único instrumento acompanhador.

Comentários

pub