ActionCoach abre Academia de Negócios no Lagoa Business Center

O Action Coach Algarve vai abrir, no dia 22 de janeiro, uma nova Academia de Negócios no Lagoa Business Center. […]

O Action Coach Algarve vai abrir, no dia 22 de janeiro, uma nova Academia de Negócios no Lagoa Business Center.

Helder Gonçalves, licenciado em Relações Públicas e Comunicação, é o responsável pela ActionCoach Algarve. «Gosto do mundo empresarial e de trabalhar com pessoas. Além disso, tenho o bichinho dos negócios. Por isso, o ActionCoach é ideal para mim, já que faz a fusão entre negócios e pessoas», disse, em entrevista ao Sul Informação.

«Passava férias no Algarve e apercebi-me que a região vivia de um mercado sazonal. Por isso pensei: porque não contribuir para que, na época baixa, as empresas montem uma estrutura de negócios mais oleada? Como? Através da formação».

As ferramentas da ActionCoach, que foram testadas ao longo de vinte anos a nível internacional, estão abertas a todos os setores de atividade. «A seleção é feita de forma natural pela atitude que o empresário tem», garante Helder Gonçalves.

No coaching «1 to 1», individual, o primeiro passo é fazer «um diagnóstico empresarial. Temos que fazer uma espécie de RX da empresa. É daí que se parte para a visão a longo prazo. O que digo sempre é: nunca percam os vossos sonhos!»

Helder Gonçalves salienta que, à partida, «o empresário é uma pessoa especial, é uma pessoa capaz de lutar por si própria». Mas por vezes há atitudes e metodologias de trabalho que estão a impedir a empresa de progredir, e que é preciso mudar, promovendo boas práticas. É aí que entra a ActionCoach.

«O diagnóstico foi feito, vamos agora encontrar as soluções. Isso pode ser feito, por exemplo, através de acordos de coaching, com um plano de 90 dias, que define estratégias e objetivos. Aí vamos trabalhar o ser do próprio empresário».

O que a ActionCoach faz é «estimular os empresários a dar os primeiros passos, a crescer, a quebrar a sua resistência natural à mudança».

 

Coaching não é formação nem consultadoria

 

Helder Gonçalves faz questão de marcar a diferença entre aquilo que faz – business coaching, ou seja, em tradução direta, treino de negócios – e a simples consultadoria ou a formação.

«Não queremos que os empresários se sentem numa sala e recebam de forma mais ou menos passiva informação, ou que alguém pegue nos dados da sua empresa e defina uma estratégia. O business coaching pressupõe a necessidade de haver uma proatividade muito grande por parte do empresários».

Por outro lado, explica, a «formação fornece informação segmentada, numa área estanque, enquanto o coaching abarca todas as áreas da empresa e verifica onde é necessário atuar com mais urgência, formulando depois um plano adaptado às urgências da empresa. No coaching o que fazemos é trabalhar com o empresário em longa duração».

«Estamos no mercado para reeducar os empresários para que tenham uma forma diferente de atuar, de trabalhar, para regenerar os seus hábitos e métodos de trabalho», garante Helder Gonçalves.

No Algarve, a ActionCoach tem um parceiro muito importante que é a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tendo também estabelecido recentemente um protocolo com a Universidade do Algarve . «Nunca conseguimos trabalhar sozinhos, gosto de trabalhar em grupo», explica Helder Gonçalves.

Em Lagoa, na Academia de Negócios que começa esta terça-feira, dia 22, e cujas inscrições podem ser feitas em qualquer altura, o objetivo é mesmo que, em grupo, e sob a orientação do seu treinador experiente, os micro e pequenos empresários possam aprender mais sobre a forma de fazer vingar os seus negócios. Uma aprendizagem ativa ainda mais importante na atual situação de crise.

 

Como funcionam as Academias da ActionCoach?

 

As Academias ActionCOACH dividem-se em três tipos, como a Academia de Vendas – desenhada para comerciais que pretendem tonar-se figuras de referência no seu sector -, a Academia de Empreendedores – pensado para negócios até três colaboradores no início da sua atividade e desenvolvido para aprender a gerir um negócio.

A Action partilha as melhores práticas de gestão e as melhores estratégias de vendas e de marketing, para que rapidamente sejam implementadas pelos clientes – e a Academia de Negócios – é a oferta da ActionCOACH para quem pretende que o seu negócio evolua e pretende criar sinergias.

Estes seminários são pensados para negócios pequenos, mas com potencial, que precisam de ser estruturados para crescer. Nestas sessões, os clientes ficam a perceber o que o Coach pode fazer individualmente por cada negócio.

Um mega evento que vai trazer o mentor deste projeto internacional a Portugal, Brad Sugars, irá decorrer entre os dias 8 e 9 de Fevereiro em Cascais.

Comentários

pub