18% dos portugueses espera pelos saldos de Inverno para fazer compras de Natal

Costuma esperar pelas promoções e pelos saldos para fazer algumas compras de Natal? 77% dos consumidores portugueses responderam que não […]

Costuma esperar pelas promoções e pelos saldos para fazer algumas compras de Natal? 77% dos consumidores portugueses responderam que não têm intenções de o fazer. Só 18% está a ponderar fazê-lo.

Ou seja, uma percentagem inferior à registada pelo Observador Cetelem em 2011, altura em que 25% afirmou que iria esperar pelos saldos pós Natal para as compras.

O inquérito do Observador Cetelem verificou que são os indivíduos entre os 18 e os 24 anos (25%) que mais esperam pelos saldos de Inverno para fazer a compra de presentes.

Já 81% dos inquiridos entre os 25 e 34 anos afirmam que não pretendem esperar pelas promoções, o que faz desta faixa etária a que menos expectativa cria em relação aos saldos.

Na análise por regiões, a zona centro é a que menos espera pelos saldos, apenas 5% afirma que só faz as compras de Natal quando chegam os saldos. Por outro lado, os habitantes da zona do Porto são os que mais esperam pelas promoções (26%).

Este mesmo inquérito do Observador Cetelem revela ainda que metade dos consumidores portugueses recorre à utilização de cartões de fidelidade/pontos para fazer as compras de Natal (50%).

São os indivíduos entre os 25 e os 34 anos que mais os utilizam (58%) e os indivíduos entre os 55 e os 65 anos que menos o fazem (39%). As classes mais altas (AB/C1) são as que mais utilizam estes cartões (55% comparativamente aos 36% das classes mais baixas (C2/D).

Os habitantes da zona centro estão entre os que mais utilizam os cartões de fidelidade nas compras de Natal (apenas 37% dos inquiridos desta região afirma que não utilizam).

Esta análise faz parte do estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012, realizada em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

pub