“A cena dos livros” apresenta crónicas de Lobo Antunes em Silves

As crónicas de António Lobo Antunes serão alvo de leituras encenadas pelo Corpo Cénico Pipempé, na rubrica “A cena dos […]

As crónicas de António Lobo Antunes serão alvo de leituras encenadas pelo Corpo Cénico Pipempé, na rubrica “A cena dos livros”, amanhã, sábado, dia 12 de janeiro. A ação, com início às 16h30, decorre na Biblioteca Municipal de Silves e conta com a participação especial do ator Eduardo Frazão, que falará do seu percurso enquanto intérprete dos textos deste reconhecido escritor.

Promover dinamicamente a adaptação teatral/performativa do texto escrito e a partilha de experiências entre os diferentes construtores do imaginário dramatúrgico (autores, atores e encenadores) são alguns dos objetivos desta rúbrica dirigida ao público em geral, de todas as idades.

António Lobo Antunes nasceu em Lisboa em 1942, sendo ficcionista e autor de alguns ensaios literários que equacionam a análise psicológica com a criação artística. Formado em Medicina Psiquiátrica, exerceu atividade clínica durante a guerra colonial em Angola, e, posteriormente, em Lisboa, no Hospital Miguel Bombarda.

Depois da publicação de “Os Cus de Judas”, em 1979, tornou-se um dos mais traduzidos e internacionalmente reconhecidos romancistas portugueses contemporâneos, tendo sido o convidado de honra do “Carrefour des Littératures” realizado em maio de 2002. Na edição dos prémios União Latina de 2003, o escritor foi distinguido com o prémio de Literatura pelo conjunto da sua obra, que foi definida pelo presidente do júri como “a voz mais expressiva” da realidade portuguesa.

Em 2004, pelo seu livro “Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo” (2003), foi galardoado com o prémio Fernando Namora. Em março de 2007 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante galardão literário em Língua Portuguesa.

As próximas sessões de “A cena dos livros” abordarão textos de Jacinto Lucas Pires, Almada Negreiros, entre outros.

Para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional sobre esta ação, os interessados poderão contactar a Biblioteca Municipal de Silves através do telefone 282 440 112 ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

A entrada é livre.

Comentários

pub